LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Pensata da Presidente

De gemas a folheados: o potencial do Rio Grande do Sul

Gerar novas oportunidades de negócios ao empresário de joias e bijuterias carioca sempre é o foco da nossa equipe quando pensamos nas missões empresariais, mas o que fica latente a cada edição é o clima amigável que permeia entre os participantes. Fico feliz com os depoimentos que ouço e a integração que acontece entre nossos associados, que apesar de concorrentes em alguns casos, unem forças para viver experiências incríveis e inesquecíveis como estas. O ambiente descontraído dá leveza aos momentos de seriedade, seja nas horas densas de negociação ou em situações que requerem total atenção para aprendermos novas tecnologias, novos produtos e processos.

Durante os últimos 5 anos em que realizamos a Missão Empresarial em parceria com a Firjan, a atuação da Ajorio passou a ser reconhecida nos principais polos de produção de joias do Brasil. Por onde passamos, fortalecemos a ideia do associativismo como um fator importante para o crescimento individual e coletivo do setor. Nos reunindo com dirigentes e lideranças desses lugares, percebemos que os problemas que impedem o crescimento local são comuns em todo o país.

Este ano, destino foi o Rio Grande do Sul. Em nossa primeira parada, em Soledade – uma cidadezinha de pouco mais de 30 mil habitantes – conhecemos um polo enorme de distribuição e comercialização, no atacado e no varejo, de pedras preciosas com uma ocorrência maior de pedras brutas, gemas para colecionador e, mais timidamente, pedras lapidadas. O local é uma grande referência do atacado do comércio de gemas, bem estruturado e organizado, no entanto, é ainda pouco conhecido no mercado interno tanto pelo consumidor final quanto pelo consumidor do varejo da indústria. 

Grande parte dessas pedras são produzidas, principalmente as ametistas, em Ametista do Sul que fica a uma distância de 92 Km de Soledade. Lá pudemos ver mais uma vez, confirmando a experiência que tivemos em Campo Formoso em 2018, a quantidade e a qualidade de riquezas que temos em nosso subsolo. Riquezas estas que poderiam ser melhor aproveitadas, principalmente se conseguíssemos agregar valor a estas pedras em solo nacional criando polos lapidários – uma atividade que se perdeu.

Já Guaporé atua fortemente na indústria de folheados. Há também um sólido comércio atacadista e varejista do ramo. E assim como o Brasil inteiro, a liderança local pleiteia uma adequação fiscal e tributária para poder competir de forma justa principalmente com a mercadoria internacional. 

É muito importante que nós falemos sobre a adequação dos impostos estaduais e a redução ou isenção do IPI, um imposto desleal que impede principalmente que a pequena indústria se desenvolva. Os anseios de todos são os mesmos: nossa tão sonhada reforma tributária. A Ajorio se solidariza com as demais lideranças e acredita que juntos podemos fazer a diferença em prol do nosso setor.

Até o próximo destino!

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br