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Pensata da Presidente

O poder da moda

Nesta semana, as duas metrópoles mais importantes do país estão numa verdadeira maratona fashion. Muito mais que ditar tendências para a próxima estação, esses eventos aumentam a visibilidade do design de moda brasileiro dentro e fora do país, reforçam a imagem das marcas, geram emprego e renda e é a força desses movimentos que resolvi abordar na pensata do mês de abril.

Na capital paulista, o SPFW chega a sua 47ª edição e se consagra como uma das cinco maiores Semanas de Moda do Mundo. O design de joias e bijuterias carioca, já reconhecido internacionalmente inclusive pelas ações do projeto em parceria com o Sebrae/RJ, está muito bem representado pelas empresas participantes do Guia É do Rio!, Ecojoias Carol Barreto e Atelier Pepita. Ambas receberam na última edição o selo SPFW Ama pela criatividade, qualidade e inovação que elas expressam em suas criações e por isso foram convidadas a participar da loja temporária do Cartel 011 - marketplace que é hot spot em cultura jovem - dentro do evento.

Depois da lacuna deixada pelo Fashion Rio, o Veste Rio recoloca o Rio de Janeiro no “top trends” da moda mundial. Reunir empresas, desde o varejo até a indústria da moda e acessórios em um só lugar, a grosso modo, é como uma lupa que foca a atenção de compradores do mundo inteiro para a Cidade Maravilhosa. Outro fator que reforça a importância do evento é o fato de ser organizado pela Editora Globo – parte do maior conglomerado de comunicação do País - sob chancela do Caderno Ela e curadoria da Vogue Brasil, que dispensa apresentações.

Entendemos que este ano, de tantas mudanças políticas não só no alto escalão do País, mas em todas as instituições que trabalham para o crescimento das empresas brasileiras, cito nossas grandes parceiras Fecomércio, Firjan e Sebrae, foi extremamente difícil o fechamento desses coletivos. Mas cá estamos! Remando contra a maré de negativismo acerca da indústria da moda o que afeta diretamente nosso setor.

Apesar de toda correria, os empresários estão dando ao público o seu melhor. Mesmo com pouco tempo para se organizarem, o otimismo está estampado em cada empresário que busca seu espaço. Reitero que iniciativas como o Veste Rio dão ânimo para que as empresas criem coleções, se formalizem, cresçam e fortaleçam de forma progressiva a economia local. A moda inspira e por ser efêmera e cíclica haverá sempre um legado que consome e produz, ótimo para o mercado.

Ampliar o conhecimento para turbinar as vendas

Desenvolver uma mentalidade vendedora não é uma necessidade só para quem está do outro lado do balcão. Muito menos uma capacidade restrita aos profissionais de atendimento. No mundo atual do trabalho, em que novas configurações de vínculos e formas de produzir nos obrigam a estar constantemente nos adaptando, o foco mental em vendas, conceito que vai além da pura relação comercial, tornou-se uma obrigação para profissionais de qualquer setor.

Com esta visão, abrimos a agenda de capacitações promovidas pela Ajorio para 2019 com a apresentação da palestra “Mentalidade Vendedora”, conduzida pela empresa de consultoria e treinamento de vendas Lift Desenvolvimento, com a qual fechamos uma nova parceria.

O sucesso do evento mostrou que a escolha foi mais do que acertada, e o tema, extremamente pertinente. Buscamos na Lift um parceiro dinâmico, com uma visão contemporânea das relações de trabalho e, ainda, com foco no nosso setor. A experiência dos consultores com joalherias, o bom humor e a visão holística do negócio conquistaram o público e mostraram que esta parceria tem tudo para crescer.

A experiência com a Lift nos trouxe a felicidade de constatar que começamos o ano com o pé direito. Quem assistiu à palestra aprendeu que, mais do que simples técnicas de vendas, precisamos desenvolver a consciência por meio do conhecimento. Portanto, estamos no caminho certo. Até o fim do ano, teremos diversas oportunidades de estimular nossa inteligência, ouvindo, aprendendo e trocando com pessoas que são referências no mercado e que estão pesquisando o nosso setor.

A apresentação do estudo sobre o Consumo da Joia, por exemplo, será uma destas experiências que não devem ser desperdiçadas. No dia 12 de março, a professora da USP e sócia-fundadora da Casa Sêmio, Clotilde Perez, vai mostrar os resultados do trabalho encomendado pela Ajorio, Ajomig, Ajest e IBGM que traçou uma radiografia do nosso setor. Clotilde conduziu uma pesquisa importantíssima com grupos de consumidoras, chegando a conclusões que vão nos indicar os melhores caminhos visando ao reposicionamento do nosso produto, desafio ao qual estamos nos dedicando desde os últimos dois anos.

Na era da informação, o conhecimento vale ouro. Vamos nos nutrir, ampliar nossa consciência, porque, só assim, também vamos aprender a como vender mais.

Tempo de planejar

Janeiro chegou com seus termômetros batendo acima de 40º e o otimismo radiante de que tudo vai dar certo. Refugiadas no ar-condicionado, aproveitamos o período em que muitos ainda estão de férias para fazer a conexão entre as metas estabelecidas no fim do ano e as ações efetivas que iremos tomar para que nossos objetivos se concretizem. A época é de planejamento, de fechar novas parcerias e azeitar a programação de cursos e capacitações que a Ajorio irá oferecer em 2019.

Adianto que estamos fazendo este trabalho com muito entusiasmo, visto que o clima mostra-se favorável para os negócios e para o nosso setor. Registramos aumento na procura dos empresários por novos colaboradores, um excelente indicativo de que nossa atividade volta a se aquecer e inicia o ano com o pé direito. De olho neste cenário, começamos a pensar em qualificações específicas para o setor de vendas, além dos workshops que já estamos acostumadas a oferecer.

Aguardem que, no próximo mês, vamos divulgar a programação completa do ano. Por enquanto, só gostaria de comunicar que estamos trabalhando a todo vapor para vencer os sete desafios do setor de joias, sobre os quais conversamos na última edição do nosso Seminário de Atualização Tecnológica. Entre eles, como disse no seminário, considero o reposicionamento do produto joia o mais importante. Este é um debate que irá perpassar todas as nossas ações e sobre o qual teremos que refletir constantemente. O nosso produto envelheceu? Estamos envelhecendo junto com ele? Como reconquistar os jovens tão conectados em gadgets e voltados, cada vez mais, para a experiência como objeto de consumo?

Neste sentido, a Ajorio, em parceria com o IBGM, Ajesp e Ajomig, encomendou um amplo estudo sobre “O consumo de joias”, produzido por renomados especialistas da área de Semiótica. Os pesquisadores ouviram grupos de consumidoras e não-consumidoras de diferentes faixas etárias que resultou em conclusões preciosas para o nosso trabalho. Este estudo será apresentado no próximo mês e deverá se desdobrar em ações que vão nos ajudar a transpor as mudanças de paradigmas que o mundo nos impõe e levar a joia ao patamar do futuro.

Pensemos sobre isso. O tempo é de planejamento e reflexão, com muito otimismo e entusiasmo. O ano está apenas começando, mas garanto que muita coisa boa vem por aí.

Um ano de conquistas!

Que 2018 foi um ano difícil, não resta dúvida. Porém, nem sempre as dificuldades carregam em si a pecha do negativismo. Pode não ter sido fácil, mas chegamos até aqui, e se houve desafios, soubemos enfrentá-los. E o que aprendemos com as adversidades nos fará mais fortes para colher os frutos que estão por vir. Sim, trago uma mensagem de otimismo e esperança nesta minha última pensata do ano. 

Seminário representa um marco histórico para o setor

A quinta edição do nosso seminário de atualização tecnológica, realizada neste mês de novembro, mostrou que temos muito trabalho pela frente. Ousamos na proposta de debater os principais desafios do setor com olho no cenário político-econômico que se descortina com o novo governo eleito. Por isso, o evento teve um caráter nacional, contando, pela primeira vez, com o apoio do IBGM e do ICA, além da parceria já firmada nas edições anteriores com o Sebrae/RJ e Firjan.

A força do design carioca

Este mês, não poderia deixar de falar no sucesso que foi o lançamento da quarta edição do nosso guia de criadores de joias e bijuterias É do Rio!, realizado com um coquetel no último dia do Salão de Negócios do Veste Rio. A celebração representou a coroação do trabalho árduo, e, ao mesmo tempo, extremamente prazeroso, que envolve a produção do guia.

A responsabilidade da Medalha Tiradentes

Este mês, tive a honra de receber a Medalha Tiradentes das mãos do deputado Christino Áureo, o que foi uma dupla emoção para mim. Convivi com o deputado justamente na época em que o Estado enfrentava sua pior crise, com atraso no pagamento dos servidores, e no meio de todo aquele caos surgiu a versão fantasiosa e demagógica de que os incentivos fiscais, concedidos a variados setores da nossa economia, seriam os responsáveis pelos problemas de natureza fiscal enfrentados pelo Estado.

A cultura da garantia do teor da joia como forma de combater a informalidade

A alta informalidade é um dos maiores gargalos para o desenvolvimento do nosso setor, e uma das formas que temos de combatê-la é estimulando, entre consumidores e fabricantes, a cultura da garantia da joia e da matéria-prima. Em muitos países da Europa, a certificação do teor de ouro na peça, realizada por grandes institutos de referência, é obrigatória para todas as joias. Por aqui, ainda estamos distante deste cenário, mas um passo importante foi dado com a oferta do serviço de verificação de titularidade da joia pelo Laboratório de Joias do Senai. 

O Rio e a joia carioca continuam lindos

Estamos trabalhando a todo vapor na produção da quarta edição do guia de criadores de joias e bijuterias É do Rio!, um produto que me enche de orgulho e sobre o qual quero trazer algumas reflexões. Há algum tempo, venho falando sobre a importância de nos reposicionarmos no mercado, resgatando a narrativa da joia como meio de fidelizar e ampliar o público consumidor. Pois o guia se encaixa perfeitamente neste propósito, ao conferir atributos ao nosso produto que, muito mais do que acessórios, se apresentam como símbolos estéticos do estilo e da experiência de ser carioca.

 

 

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