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Pensata da Presidente

Dia dos 'Novos' Pais

Há duas semanas do Dia dos Pais e com diversas pesquisas sendo divulgadas sobre a estimativa de vendas, intenções de compra e comportamento do consumidor, deparo-me com um cenário extremamente positivo para a joalheria. 

Em 2018, falando em fluxo de vendas no comércio em geral, a data teve um faturamento quase que empatado com o Dia dos Namorados, a segunda mais importante data sazonal para o varejo. Houve também um crescimento médio de 19% nas pesquisas, segundo o Google, se comparados os últimos quatro anos. A pesquisa diz também que, apesar de buscar primeiramente na internet, os clientes ainda preferem comprar na loja física e em cima da hora, uma ótima notícia para os lojistas que podem – e devem – apostar mais nesta data. 

Um fator de extrema importância e que nos leva além do Dia dos Pais é que a figura masculina está mudada. Na busca pela igualdade entre gêneros, o homem vai de encontro com a nova demanda da mulher: dividindo afazeres domésticos, a responsabilidade na criação dos filhos, dentre outras tarefas e comportamentos que até então eram exclusivamente femininos. Ainda segundo a pesquisa do Google, os homens brasileiros não se sentem representados pela publicidade que apresenta homens muito rígidos e autoritários, que estão sempre trabalhando e pouco presentes em casa, só presentes na hora da diversão e pouco atuantes nos cuidados diários e no cotidiano. 

Dentro deste cenário de mudança na masculinidade, falando especificamente do uso de joias, o consumo de joias masculinas tem crescido bastante, mesmo que nosso setor seja massivamente voltado para o universo feminino. Os homens estão cada vez mais preocupados com sua aparência e o uso de acessórios tem ganhado muita força nos últimos anos criando um movimento notório de designers que estão se especializando neste nicho.

Reflexo desta ideia é que roupas e acessórios (e é aqui que estamos) está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de compra para o Dia dos Pais 2019. Quantas mudanças, não?

Com dados como estes nas mãos, já está mais do que na hora do setor refletir e incentivar o uso de joias masculinas. A Ajorio, junto com o IBGM e outras entidades de classe, deu o pontapé inicial com a criação de filmes publicitários que estimulam o consumo de joias. Já lançamos filmes para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, em breve disponibilizaremos o do Dia dos Pais. No entanto, é necessário que o setor se empenhe na divulgação desse material, curtindo, compartilhando em seus canais. A ferramenta é de uso aberto.

Trabalhando pelos interesses do setor

A primeira razão de ser de uma representação empresarial é defender os interesses do setor no qual atua.

Tenho orgulho de dizer que trabalhamos incansavelmente pelo setor de joias e bijuterias no Rio de Janeiro, defendendo ferozmente um bom ambiente de negócios para todas as empresas, grandes e pequenas, monitorando oportunidades de projetos, apoios, parcerias, que resultem em feiras, capacitações, seminários, eventos de todo tipo, com o menor custo para nossos associados.

Temos orgulho e nenhuma modéstia em afirmar que temos tido muito sucesso no que fazemos e somos reconhecidos como uma associação muito ativa, séria e profissional. Quem não conhece o histórico de realizações da AJORIO, deve procurar se informar. Para os que conhecem e nos apoiam, em todos os momentos, nosso agradecimento pela parceria e confiança.

Este ano, porém, um conjunto de circunstâncias tem nos obrigado a diminuir o ritmo de ações em nossa sede, especialmente as gratuitas. Alguns associados estão estranhando e nos questionando, às vezes num tom que nos entristece bastante porque somos uma entidade que repassa integralmente a seus associados as vantagens que conquista, quando elas estão disponíveis...

Não é segredo para ninguém que, no momento, nossos principais parceiros estão, como todo o Brasil, se adequando aos novos tempos, cortando custos, demitindo funcionários, discutindo cada gasto e cada investimento. Exatamente como temos feito em nossas empresas e em nossas casas há já algum tempo.

Temos que ter paciência agora e aguardar, mais unidos do que nunca, dias melhores para todos.

Enquanto isso, vamos continuar a trabalhar pela capacitação das empresas, promovendo eventos com os melhores profissionais do mercado, sem lucro, cobrindo apenas nossos custos, mantendo as portas abertas para nossas empresas no Governo estadual e municipal, representando o setor de joias, gemas, relógios, bijuterias e afins nas principais instituições do estado, como Firjan, Fecomércio e SEBRAE, monitorando e lutando por toda e qualquer oportunidade que vislumbremos no horizonte.

A luta da AJORIO pela manutenção dos incentivos fiscais conquistados em 2008 e que garante uma carga tributária justa para as empresas que querem sair das amarras do Simples, está quente e perto do fim!

De gemas a folheados: o potencial do Rio Grande do Sul

Gerar novas oportunidades de negócios ao empresário de joias e bijuterias carioca sempre é o foco da nossa equipe quando pensamos nas missões empresariais, mas o que fica latente a cada edição é o clima amigável que permeia entre os participantes. Fico feliz com os depoimentos que ouço e a integração que acontece entre nossos associados, que apesar de concorrentes em alguns casos, unem forças para viver experiências incríveis e inesquecíveis como estas. O ambiente descontraído dá leveza aos momentos de seriedade, seja nas horas densas de negociação ou em situações que requerem total atenção para aprendermos novas tecnologias, novos produtos e processos.

O poder da moda

Nesta semana, as duas metrópoles mais importantes do país estão numa verdadeira maratona fashion. Muito mais que ditar tendências para a próxima estação, esses eventos aumentam a visibilidade do design de moda brasileiro dentro e fora do país, reforçam a imagem das marcas, geram emprego e renda e é a força desses movimentos que resolvi abordar na pensata do mês de abril.

Como melhorar a comunicação da joia

Neste mês, tivemos a oportunidade de assistir à apresentação do estudo sobre o Consumo da Joia, que nós, da Ajorio, juntamente com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e as associações de São Paulo e Minas Gerais, encomendamos à professora da USP e pesquisadora da Casa Semio, Clotilde Perez. A pesquisa faz parte de um amplo projeto de reposicionamento do nosso produto, e serviu para que possamos entender como as mulheres, principalmente as mais jovens, relacionam-se com as joias no mundo de hoje, e, assim, estreitarmos a comunicação com o público que buscamos atingir.

Ampliar o conhecimento para turbinar as vendas

Desenvolver uma mentalidade vendedora não é uma necessidade só para quem está do outro lado do balcão. Muito menos uma capacidade restrita aos profissionais de atendimento. No mundo atual do trabalho, em que novas configurações de vínculos e formas de produzir nos obrigam a estar constantemente nos adaptando, o foco mental em vendas, conceito que vai além da pura relação comercial, tornou-se uma obrigação para profissionais de qualquer setor.

Tempo de planejar

Janeiro chegou com seus termômetros batendo acima de 40º e o otimismo radiante de que tudo vai dar certo. Refugiadas no ar-condicionado, aproveitamos o período em que muitos ainda estão de férias para fazer a conexão entre as metas estabelecidas no fim do ano e as ações efetivas que iremos tomar para que nossos objetivos se concretizem. A época é de planejamento, de fechar novas parcerias e azeitar a programação de cursos e capacitações que a Ajorio irá oferecer em 2019.

Um ano de conquistas!

Que 2018 foi um ano difícil, não resta dúvida. Porém, nem sempre as dificuldades carregam em si a pecha do negativismo. Pode não ter sido fácil, mas chegamos até aqui, e se houve desafios, soubemos enfrentá-los. E o que aprendemos com as adversidades nos fará mais fortes para colher os frutos que estão por vir. Sim, trago uma mensagem de otimismo e esperança nesta minha última pensata do ano. 

Seminário representa um marco histórico para o setor

A quinta edição do nosso seminário de atualização tecnológica, realizada neste mês de novembro, mostrou que temos muito trabalho pela frente. Ousamos na proposta de debater os principais desafios do setor com olho no cenário político-econômico que se descortina com o novo governo eleito. Por isso, o evento teve um caráter nacional, contando, pela primeira vez, com o apoio do IBGM e do ICA, além da parceria já firmada nas edições anteriores com o Sebrae/RJ e Firjan.

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