LOGOS AJORIO APOIO

Guia da COAF

COAF lança cartilha contra lavagem de dinheiro no setor joalheiro

No último dia 18 de junho, o IBGM, SEBRAE e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveram o seminário “O Setor Joalheiro e a Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, que aconteceu no auditório da FGV, em São Paulo. O Sistema AJORIO, através do presidente do SINCOJOIAS, Nelson Teixeira, foi um dos principais mobilizadores da parceria IBGM/COAF/FGV.

A palestra teve como propósito esclarecer aos presentes dúvidas quanto o cumprimento da legislação de prevenção e combate ao crime de lavagem de capitais, segundo nova resolução do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), em vigor desde 1º de junho de 2013.

42dfa-RAF0336Esquerda: Heloísa Estellita (Professora da Escola de Direito de São Paulo - FGV), César Almeida (Coordenador-Geral de Supervisão do COAF), Antonio Gustavo Rodrigues (Presidente do COAF), Écio Barbosa de Morais (Diretor do IBGM), Tomaz Aribi Fiszbaum (Estudante do quarto ano de Direito e membro da Clínica de Direito Penal Econômico)

Na ocasião, foi lançado o Guia “O Setor Joalheiro e a Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, entregue a todos os participantes.

Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do COAF, falou sobre a importância de implementar um programa de prevenção à lavagem de dinheiro nos negócios, e ressaltou a seriedade de comunicar as operações suspeitas, evitando e combatendo o crime da lavagem de dinheiro.

Segundo César Almeida, Coordenador-Geral de Supervisão do COAF, as novas normas ajudam as empresas, oferecendo cautelas para prevenir o envolvimento com o estelionato.

Elaborado pela equipe da Clínica de Direito Penal da Direito FGV, em parceria com o IBGM, o guia tem apoio do COAF e patrocínio do SEBRAE e integra o Programa Sou Formal Sou Legal que, desenvolvido pelo IBGM, contribui para a formalização das atividades comerciais do setor joalheiro.

Ecio Morais, diretor do IBGM, comentou: “Compreendemos as dificuldades de tocar um negócio, mas o caminho para sobrevivência das empresas, instituições e, até mesmo, da sociedade, é a legalidade, a transparência e a formalidade”.

Representando os estudantes da Clínica de Direito Penal da FGV que participaram do desenvolvimento do guia, Tomaz Aribi Fiszbaum, aluno do 4ª ano, agradeceu a oportunidade e contou sobre a experiência de participar do projeto.

Heloísa Estellita, professora da Escola de Direito FGV de São Paulo e uma das orientadoras do projeto, participou das palestras e colaborou com respostas para as perguntas dos convidados.

Na opinião do presidente do SINCOJOIAS, Nelson Teixeira, “o mundo passou por grandes transformações após 11/09/2001. A evolução tecnológica e a necessidade de se combater o terrorismo, tráfico de armas e drogas imputou aos agentes econômicos do BEM a obrigação e o dever de auxiliar no combate a tais práticas. O sistema AJORIO está engajado nesse projeto e determinado a desmistificar e preparar nosso empresário para mais essa nova obrigação. A criação do guia é um enorme passo para compreensão e adequação a nova lei que passou a vigorar em 01/06/2013” e completa “estamos negociando a realização deste seminário no Rio de Janeiro e esperamos divulgar em breve a data”.

Para ler o Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros, clique aqui.

 

Fonte: InfoJoia

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002
ajorio@ajorio.com.br

Tel: (21) 2220 8004