O Sistema AJORIO é formado por:
• AJORIO - Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio;
• SINCAJOR - Sindicato do Comércio Atacadista de Joias e Relógios do Município do Rio de Janeiro;
• SNCAPP - Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Pedras Preciosas;
• SINCOJOIAS - Sindicato do Comércio Varejista de Joias do Município do Rio de Janeiro e
• SINDIJOIAS - Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro.
As cinco entidades trabalhando unidas formalizam um importante mecanismo de suporte político e institucional integrando ações conjuntas para o fortalecimento do setor.
Ao trabalharem em uníssono, as entidades envolvidas passam a ter mais representatividade junto às instituições públicas e privadas, ampliando a atuação da AJORIO e dos Sindicatos, o que já vem trazendo resultados positivos ao longo dos últimos anos.
A atuação do Sistema é uma estratégia fundamental para a maximização de recursos e de ações prioritárias de fomento ao setor de gemas, joias, relógios e afins, focadas em superar obstáculos que prejudicam o crescimento do setor, como as altas cargas tributárias impostas pela legislação brasileira, a alta informalidade e a entrada de mercadorias contrabandeadas do exterior, para mencionar apenas algumas.
O Sistema AJORIO tem a delegação dos presidentes das entidades, para agir globalmente em nome do setor, tanto interna quanto externamente, articulando ações de interesse do ramo joalheiro.