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Pensata da Presidente

O Futuro da Joia

Meu objetivo na pensata deste mês é fazer com que vocês se sintam desconfortáveis, assim como me senti ao assistir à palestra do Luís Rasquilha em um evento em São Paulo no início deste ano, o que me levou a convidá-lo para ser o novo consultor da AJORIO. Sim, o desconforto é o primeiro passo a nos levar à ação. A reflexão é necessária para entender as mudanças que estão acontecendo, e conseguirmos nos situar neste mundo fluído, em que nada mais é certo, tudo é muito dinâmico, as coisas mudam em um piscar de olhos e muitas vezes nem percebemos.

Nosso principal desafio é saber como a joia se encaixa neste novo mundo, se o nosso modelo de negócio faz sentido, o que precisamos mudar e como. A tecnologia é o principal fator das transformações, mas não é ela, em si, que nos preocupa, e sim, como ela está influenciando o comportamento das pessoas. Entender as mudanças comportamentais é a chave para entendermos nosso consumidor e dialogar melhor com ele.

Não é só a joia que está perdendo espaço nos sonhos de consumo da nova geração, que prefere a experiência ao produto, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Mas eu acredito que tem solução, e uma delas passa pelo resgate da experiência da joia. Precisamos ressaltar o que ela tem de bom: a emoção, o amor, o afeto, a perenidade, o fato de não virar lixo, fazer parte de uma economia circular e poder ser compartilhada. Valores que são caros aos novos padrões de consumo e que sempre fizeram parte da narrativa da joia, mas que nós fomos deixando de contar.

Mesmo apanhando tanto, sofrendo com estigmas, a joia tem valores inerentes que são muito importantes nos dias de hoje, como o fato de ser artesanal, de ser praticamente única, de ter muita tecnologia envolvida no processo. Hoje, todo mundo fala sobre impressora 3D, e o nosso setor, depois do automobilístico, foi o segundo a se apropriar desta tecnologia e ninguém sabe disso.

O que podemos aproveitar deste produto que é tão nosso e que conhecemos tão bem? O que perdemos e o que temos que resgatar? São estas as provocações que quero fazer neste mês. Tirem dez minutos do sono de vocês para pensar, e vamos arregaçar as mangas e trabalhar para reabrir os caminhos da joia.

Em tempo, cabe destacar que mais uma vez marcamos presença no Veste Rio, maior plataforma de moda do país, com enorme sucesso. Ao todo, tivemos quinze marcas participando do Salão de Negócios e do outlet, e o saldo foi mais do que positivo. Precisamos de boas notícias e elas estão aí. O mercado está começando a aquecer e vislumbro a retomada econômica do setor. O Veste Rio é um evento que mostra que temos espaço para novos criadores, e fazer parte dele demonstra não só otimismo, como também oportunidade de novos negócios, novos clientes, e de mostrar o que o Rio de Janeiro tem de mais bacana: nosso design superarrojado, diferente, com uma identidade carioca única. Isto agrada ao Brasil inteiro e ao mercado internacional. Parabéns aos empresários que nos representaram tão bem nesta edição. Sucesso para todos nós!

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