LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Pensata da Presidente

Como melhorar a comunicação da joia

Neste mês, tivemos a oportunidade de assistir à apresentação do estudo sobre o Consumo da Joia, que nós, da Ajorio, juntamente com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e as associações de São Paulo e Minas Gerais, encomendamos à professora da USP e pesquisadora da Casa Semio, Clotilde Perez. A pesquisa faz parte de um amplo projeto de reposicionamento do nosso produto, e serviu para que possamos entender como as mulheres, principalmente as mais jovens, relacionam-se com as joias no mundo de hoje, e, assim, estreitarmos a comunicação com o público que buscamos atingir.

Para nossa alegria, as conclusões do estudo foram bastante otimistas. A pesquisa mostrou que não existe rejeição ao produto, mas uma dificuldade, e até mesmo um desconhecimento sobre a joia e como usá-la. Por isso, o foco de nossas ações deve estar na comunicação. Mas como vamos nos aproximar desta mulher para apresentá-la à joia e quebrar esta resistência? O primeiro passo está em conhecê-la melhor, e foi esta radiografia da nossa consumidora que trouxemos para vocês.

O trabalho procurou captar o que estes grupos de mulheres pensam e falam sobre as joias, a fim de compreender o comportamento das consumidoras e todo o ritual de consumo. E o que pensam as mulheres? Entre os insights da pesquisa, poder e permanência foram os principais atributos associados ao produto joia. Muitas mulheres disseram se sentir como divas ao usar uma joia, o que dá um sentido simbólico de escudo, de proteção a esta mulher.

Outras observações, no entanto, mostraram que a forma como a joia se comunica com as mulheres mais jovens não têm sido eficiente. A publicidade da joia, de uma maneira geral, ainda é muito autocentrada, o que reduz seu poder de atração com o público. Nossa principal missão está em nos alinharmos ao contemporâneo, realizando uma comunicação contextualizada com o mundo. Tendo isto em mente, as ideias não vão faltar. Acredito que a pesquisa abriu muitas janelas, o trabalho agora é colocar a mão na massa e desenvolver as ações que o conhecimento nos instigou.

Para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, o estudo completo está à venda pela Ajorio. Eu indico.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002
ajorio@ajorio.com.br

Tel: (21) 2220 8004