Que 2018 foi um ano difícil, não resta dúvida. Porém, nem sempre as dificuldades carregam em si a pecha do negativismo. Pode não ter sido fácil, mas chegamos até aqui, e se houve desafios, soubemos enfrentá-los. E o que aprendemos com as adversidades nos fará mais fortes para colher os frutos que estão por vir. Sim, trago uma mensagem de otimismo e esperança nesta minha última pensata do ano.
Segundo estudo da McKinsey Brasil, o setor de joias deverá crescer 6% até 2020, movimentando US$ 8 bilhões na América Latina, onde Brasil e México representam os maiores mercados. A queda na inflação e o aumento do poder de consumo indicam que a crise começa a desvanecer, e a perspectiva é de aquecimento para o nosso segmento.
Cito os números para mostrar que a roda está girando. O tempo de falar em crise passou, e a meta agora será trabalharmos com um cenário mais favorável. Para isso, estamos preparadas.
Em 2018, nós, da Ajorio, em parceria com o Sebrae/RJ, Firjan e Fecomércio empenhamo-nos em cultivar o terreno para fazer com que o nosso setor volte a ocupar um lugar de destaque na economia.
Antes de colocarmos o pé em 2019, devemos fazer uma retrospectiva do último ano, ressaltando as conquistas que tivemos. Quando olhamos para trás, percebemos que foram muitas, e o balanço, mesmo em um período de dificuldades, foi bastante positivo.
Fizemos uma edição extraordinária do seminário de atualização tecnológica, em seu quinto ano, congregando as associações e sindicatos de todo o País, para nos posicionarmos diante do novo governo eleito. O sucesso do seminário mostrou que estamos no caminho certo, e com garra e determinação chegaremos lá.
Lançamos a quarta edição do guia de criadores de joias e bijuterias É do Rio!, um produto que cada vez mais se aprimora e nos enche de orgulho. Realizamos missão empresarial a Campo Formoso, na Bahia, onde trouxemos lições importantes para o trabalho e para as nossas vidas. Promovemos inúmeras capacitações e workshops, ampliamos os serviços da Escola de Joias do Senai, inovamos com novos produtos de comunicação e trabalhamos, na esfera política e institucional, pela defesa dos interesses do setor.
Vocês poderão apreciar o trabalho desenvolvido ao longo do ano com detalhes no Relatório Anual 2018 cujo link está nesse informativo. Tudo isso contando sempre com o apoio inestimável dos parceiros – Sebrae/RJ, Firjan e Fecomércio, IBGM, sindicatos e instituições -, que reafirmam, a cada dia, a importância da união em prol do bem comum. Destaco, principalmente, a parceria com nossos associados, empresários que, como eu, não importa o tamanho, dão seu sangue na dura tarefa de empreender neste Brasil.
Para vocês, que constituem a razão de ser da Ajorio, desejo um ótimo 2019, com a certeza de que seguiremos juntos, com determinação e alegria, em busca de nossos objetivos. Que venha o novo ano!