Um dos assuntos mais discutidos atualmente, a sustentabilidade é um termo algumas vezes mal compreendido. Detectado entre os empresários do setor de joias, bijuterias, gemas e afins como um tema que exige urgência em ser tratado no contexto empresarial, foi eleito o tema do VI Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, realizado pela Ajorio em parceria com a Firjan e o IBGM.
Mais que garantir um equilíbrio entre o crescimento econômico e a conservação dos recursos naturais, a sustentabilidade sugere uma maior integração entre as dimensões econômica, social e ambiental.
As companhias estão tendo que rever suas práticas a fim de garantir sua própria sobrevivência. A medida em que os recursos do planeta se esgotam, todo o processo de produção está em xeque. E o consumidor está atento a este movimento, fiscalizando a origem dos produtos e selecionando empresas éticas. O mundo está avançando e o Brasil precisa acompanhar esta evolução. Afinal, o que significa ser sustentável no nosso setor?
Este ano, receberemos a ilustre participação do presidente da CIBJO (The World Jewellery Confederation), Gaetano Cavalieri, que irá mostrar como a sustentabilidade vem sendo incorporada às estratégias empresariais pelo mundo, mudando paradigmas e definindo condutas.
Outra grande participação na 6ª edição será da diretora-geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal - AORP, Fátima Santos que fará um panorama sobre práticas sustentáveis na joalheria portuguesa.
Ouro Verde, “Mine to Market”, lançamento da “Cartilha de Integridade do Setor” e premiação do Concurso “Joias não viram Lixo”, são parte da programação. Estamos trabalhando com muito afinco para fazer um encontro com informações relevantes e debates em torno dos principais assuntos de interesse coletivo das empresas de gemas, joias, bijuterias, relógios e afins de todo o Brasil.