Há duas semanas do Dia dos Pais e com diversas pesquisas sendo divulgadas sobre a estimativa de vendas, intenções de compra e comportamento do consumidor, deparo-me com um cenário extremamente positivo para a joalheria.
Em 2018, falando em fluxo de vendas no comércio em geral, a data teve um faturamento quase que empatado com o Dia dos Namorados, a segunda mais importante data sazonal para o varejo. Houve também um crescimento médio de 19% nas pesquisas, segundo o Google, se comparados os últimos quatro anos. A pesquisa diz também que, apesar de buscar primeiramente na internet, os clientes ainda preferem comprar na loja física e em cima da hora, uma ótima notícia para os lojistas que podem – e devem – apostar mais nesta data.
Um fator de extrema importância e que nos leva além do Dia dos Pais é que a figura masculina está mudada. Na busca pela igualdade entre gêneros, o homem vai de encontro com a nova demanda da mulher: dividindo afazeres domésticos, a responsabilidade na criação dos filhos, dentre outras tarefas e comportamentos que até então eram exclusivamente femininos. Ainda segundo a pesquisa do Google, os homens brasileiros não se sentem representados pela publicidade que apresenta homens muito rígidos e autoritários, que estão sempre trabalhando e pouco presentes em casa, só presentes na hora da diversão e pouco atuantes nos cuidados diários e no cotidiano.
Dentro deste cenário de mudança na masculinidade, falando especificamente do uso de joias, o consumo de joias masculinas tem crescido bastante, mesmo que nosso setor seja massivamente voltado para o universo feminino. Os homens estão cada vez mais preocupados com sua aparência e o uso de acessórios tem ganhado muita força nos últimos anos criando um movimento notório de designers que estão se especializando neste nicho.
Reflexo desta ideia é que roupas e acessórios (e é aqui que estamos) está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de compra para o Dia dos Pais 2019. Quantas mudanças, não?
Com dados como estes nas mãos, já está mais do que na hora do setor refletir e incentivar o uso de joias masculinas. A Ajorio, junto com o IBGM e outras entidades de classe, deu o pontapé inicial com a criação de filmes publicitários que estimulam o consumo de joias. Já lançamos filmes para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, em breve disponibilizaremos o do Dia dos Pais. No entanto, é necessário que o setor se empenhe na divulgação desse material, curtindo, compartilhando em seus canais. A ferramenta é de uso aberto.