
A Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (AJORIO) está promovendo uma Oficina sobre "Inclusão e Diversidade: práticas que expandem seu negócio" durante o 10º Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias. O evento está marcado para o dia 10 de novembro de 2023, das 9h às 12h, na Casa Firjan, em Botafogo, Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo instruir varejistas do setor a atrair e atender plenamente seus clientes, considerando sua diversidade.
A oficina será ministrada pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, uma ONG premiada nacional e internacionalmente, reconhecida por suas metodologias inovadoras. A abordagem envolve tecnologia avançada e promoção de práticas acessíveis e inclusivas dentro das organizações, alinhadas com as diretrizes ESG (Environmental, Social and Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, guiará a oficina, explorando de forma interseccional conceitos e práticas inclusivas desde a experiência do cliente nos pontos de venda até estratégias de marketing institucional. Esta ação visa ampliar o reconhecimento da marca perante a sociedade por meio da inclusão e diversidade.
Como parte do compromisso com a diversidade, a oficina garantirá plena acessibilidade, oferecendo tradução em Libras, legendas, audiodescrição e linguagem simples durante todo o evento.
Claudia Werneck: Uma ativista incansável
Claudia Werneck, ativista brasileira em direitos humanos, é uma pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva na América Latina. Além de seu engajamento, é autora de 14 livros sobre inclusão em português, espanhol e inglês, com mais de 500 mil cópias vendidas. Claudia representa a Escola de Gente na cadeira de Acessibilidades Artísticas na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura 2023-2025, sendo a primeira profissional a ocupar essa recém-criada posição.
Escola de Gente: Transformando vidas e sociedades
A Escola de Gente, idealizada e fundada há 21 anos pela jornalista Claudia Werneck, é uma referência internacional avalizada pela ONU. A organização acumula mais de 100 reconhecimentos e prêmios nacionais e internacionais relacionados à inclusão, juventude, infância, cultura e educação. Em 2021, recebeu três prêmios da ONU por encontrar soluções inovadoras para desacelerar a exclusão e o sofrimento causados pela COVID-19 na população com deficiência, através da promoção de acessibilidade digital.
Com uma atuação global em 19 países e 22 estados brasileiros, a Escola de Gente busca transformar políticas públicas em políticas inclusivas. A organização tem uma missão clara: garantir a plena participação na sociedade para diversos grupos, incluindo pessoas idosas, analfabetas, com transtornos neurológicos, baixo letramento, imigrantes com pouco conhecimento da língua portuguesa, crianças e pessoas com diferentes tipos de deficiência, por meio de práticas inclusivas e acessíveis. A oferta de acessibilidade é uma prioridade fundamental em sua atuação.
Seminário da AJORIO: 10 anos inspirando e atualizando o setor de joia e bijus
O Seminário tem como objetivo informar e atualizar os participantes sobre tópicos relevantes para o futuro do setor joalheiro, incluindo os desafios enfrentados no passado, as preocupações atuais e as estratégias de resposta que estão sendo implementadas para garantir a sustentabilidade e a integridade da indústria no cenário atual e no futuro.









