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Orientação jurídica para economizar no aluguel, recuperar créditos e não perder com ações

Em tempos de crise, economizar, recuperar e deixar de perder são três ações que não podem ser negligenciadas. Visando a oferecer embasamento jurídico aos empresários sobre tais aspectos, a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio), em parceria com o Sebrae/RJ, promove, no próximo dia 14 de agosto, seminário em que serão apresentadas as melhores formas para renegociar aluguéis, recuperar créditos de inadimplentes e fazer bom uso do Código de Defesa do Consumidor. O workshop será conduzido pelo grupo Barbosa e Biar Advogados, de 10h às 17h, no auditório da Ajorio.

ECONOMIZE RECUPERE E DEIXE DE PERDER


De acordo com a advogada Tatiana de Mello Biar, sócia do escritório e consultora da Ajorio, o workshop foi pensado, em um primeiro momento, para atender a uma demanda crescente do varejo por ações revisionais e renovatórias de locações comerciais. “O aumento da crise no último ano fez com que questões jurídicas que levem à economia de custos se tornassem cada vez mais importante. Do mesmo modo, percebemos que algumas precauções não estavam sendo tomadas, na maioria das vezes por falta de conhecimento”, avaliou.

A fim de identificar oportunidades de redução no custo da ocupação, o grupo Barbosa e Biar realizou uma força-tarefa na qual os advogados se dividiram por áreas para levantar os custos dos aluguéis em 15 shoppings espalhados pela Zona Sul, Zona Norte, Centro, Niterói e Zona Oeste. Ao fim, encontraram discrepâncias de até 50% em situações similares, nas quais era possível a comparação. O trabalho serviu de base para a renegociação de contratos, principalmente os mais antigos, de quatro a cinco anos atrás, em que o cenário econômico estava mais favorável.

Segundo Tatiana, a inadimplência foi outro fator que cresceu muito no Rio de Janeiro no último ano. Pesquisa realizada pelo escritório no Serasa e SPC constatou que, no Rio, o aumentou foi latente em relação ao restante do território nacional. “Entre nossos clientes, que há um ano atrás tinham índice de inadimplência perto de zero, constatamos aumento de cerca de 20%. A consequência é que a maioria dos estabelecimentos não está mais aceitando cheques. O nosso trabalho é orientar sobre o que fazer para recuperar estes créditos”, explicou.

O terceiro aspecto que será abordado no seminário visando a evitar perda de receita está no conhecimento técnico sobre o Código de Defesa do Consumidor. Para Tatiana, a crise também pode ter levado ao aumento de ações deste tipo no Rio de Janeiro, gerando uma espécie de indústria da indenização. Segundo pesquisa realizada pelo escritório no CNJ, ações relacionadas ao consumo ocupam a terceira posição entre as mais frequentes no estado, enquanto no restante do país elas estão em quinto lugar. “Percebemos um aumento no último ano, e mesmo se pensarmos nos grandes centros, o Rio está à frente de São Paulo proporcionalmente. Questões que seriam irrelevantes estão gerando ações, o que não aconteceria em  um período de maior estabilidade econômica”, considera.

Neste caso, o conhecimento técnico é o melhor remédio. A observação de Tatiana é de que empresas de maior porte contam com colaboradores mais bem preparados para lidar com situações ligadas a conflitos no consumo, mas as pequenas e médias ainda precisam melhorar neste aspecto. “O que percebemos é que as pessoas, de um modo geral, têm um conhecimento do Código de Defesa do Consumidor mais genérico, do que leem no jornal, ou até intuitivo.  O que acontece, muitas vezes, é que acabam cedendo em situações em que não precisariam ceder, e às vezes não cedem quando deveriam”, constatou.

Para participar do seminário e ver a programação completa, clique aqui.


Serviço

Palestra Economize, Recupere, Deixe de Perder
Quando: 14 de agosto
Horário: 10h às 17h
Local: Auditório da Ajorio – Av. Graça Aranha, 19/ Grupo 404
Inscrições gratuitas

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