LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

Manual de Gestão Ambiental para o Setor de Joias e Bijuterias é lançado em evento virtual

Sustentabilidade não é novidade. O tema já vem sendo discutido em nosso setor pela AJORIO há tempos, notadamente desde a realização do V Seminário Atualização Tecnológica em 2018 onde ganhou um painel específico entre os Gargalos para o Pleno Desenvolvimento do Setor de Joias e Bijuterias. Em 2019, dedicamos todo o VI Seminário a um profícuo debate sobre o assunto.

Nada mais natural então que a Ajorio e a Firjan lançassem nesta última quarta-feira, 11/11, no Youtube da Firjan Senai, o Manual de Gestão Ambiental para o Setor de Joias e Bijuterias. A apresentação aconteceu durante o Giro Tendências Joias, apresentado pela especialista técnica de Educação em Joias da Firjan SENAI Maracanã, Eliana Andrello.

O setor de joias é um dos segmentos que menos geram resíduos. Dentro da cadeia de moda, talvez o mais sustentável, como explicou Carla Pinheiro, presidente da AJORIO e do Sindijoias: “Na atividade industrial, mesmo com as externalidades negativas do setor, nós temos um processo altamente sustentável porque a gente lida com matéria prima de alto valor agregado. Ao longo do tempo, o setor veio se especializando em processos altamente sofisticados, alta tecnologia, exatamente para a recuperação desses metais. O que precisamos agora é diminuir falhas no processo produtivo. Se conseguirmos adequar a indústria, vamos aos poucos agregar valor ao nosso setor, criar vantagem competitiva e atender a demanda do novo consumidor” – refletiu a empresária.

Gestao Ambiental para Joias e Bijuterias site

Na sequência, o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron, afirmou a importância do assunto que é uma necessidade apresentada, antes de tudo, por quem compra: “consumidores cada vez mais conscientes exigem, tanto dos produtos quanto de quem os fabrica, uma certa responsabilidade além do processo produtivo. Posições éticas com o meio ambiente, bom relacionamento com as comunidades, colaboradores, clientes e investidores precisam ser demonstrados diariamente. Mais do que isso, esse comportamento positivo precisa fazer parte da cultura de qualquer organização que pretende sobreviver e prosperar no mundo atual. Hoje em dia, falar que faz já não basta, é necessário provar que faz. Ser legal não é uma demanda de mercado, é um pré-requisito de sobrevivência empresarial. Por isso, os objetivos de desenvolvimento sustentáveis e as boas práticas de meio ambiente sociais e de governança vieram para ficar e atender a sociedade cada vez mais consciente e cada vez mais exigente”.

Dentro deste contexto, deu-se início a um minucioso trabalho que contou com a colaboração de diversos especialistas da Firjan e a AJORIO. “O Manual é focado no processo produtivo do setor e apresenta questões de licenciamento ambiental, boas práticas em joalheria, manipulação adequada de materiais, resíduos e efluentes, um passo a passo orientador para quem quer tratar o seu negócio de forma sustentável, entre outros assuntos” – explicou Renata Menezes Rocha, analista de Meio Ambiente da Firjan.

O documento, que começou a ser elaborado em 2018, conta também com uma cartilha de introdução que reforça temas atuais como os movimentos ESG (meio ambiente, social e governança). Questões como a regulamentação são apresentadas e discutidas de forma transparente e didática, com o objetivo de mostrar a rotina de garantia de qualidade em toda a cadeia, por meio de selos e certificações.

Clique aqui e baixe agora mesmo o Manual de Gestão Ambiental para o Setor de Joias e Bijuterias.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br