LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Notícias

6ª edição do Seminário discute a sustentabilidade no setor de gemas, joias e bijus

Está se aproximando mais um Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que acontece dia 22 de outubro, na Casa Firjan. A 6ª edição do evento vai discutir a sustentabilidade no setor que envolve não só a questão ambiental, mas a conduta ética e transparente das empresas. Conceitos como logística reversa, economia circular, solidária e regenerativa, entre outras ideias que estão norteando o comportamento das companhias no mundo atual também serão tratadas sempre contextualizada com a realidade do setor e do País.

A abertura estará a cargo do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, da presidente do IBGM, Roseli Duque e de Carla Pinheiro, presidente da Ajorio, que apresentará o tema: “Afinal, o que significa ser sustentável no nosso setor?”

O evento contará com a presença do presidente da CIBJO (The World Jewellery Confederation), Gaetano Cavalieri, que vai conduzir a palestra “As portas estão se fechando no mundo para empresas não sustentáveis”, e, em seguida, será entrevistado por Carla Pinheiro. Interessados em participar podem enviar a pergunta para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o texto “Entrevista com Cavalieri” no assunto.

Clique aqui para se inscrever.

IVseminariobanner2
Clique aqui e confira a programação

A tarde estará reservada para o painel “O Outro Lado da Moeda”. Diretor da Umicore Brasil, Paulo Petean vai mostrar como a multinacional da Bélgica, que atua na área de metais e mineração, tornou-se reconhecida globalmente por desenvolver processos limpos de produção. Já o presidente da Belmont Esmeraldas, Marcelo Ribeiro, irá apresentar a mineradora de Itabira-MG, única fornecedora de esmeraldas “mine to market” do mercado, com tecnologia de rastreamento de gemas. Participam ainda deste painel, o presidente da Associação Nacional do Ouro (Anoro), Dirceu Frederico Sobrinho e o pesquisador do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da UEMG, Adriano Mol.

Na última edição do Seminário, os debates realizados deram origem a um documento que apresenta o potencial da indústria de gemas, joias e bijuterias no Brasil, destacando sua relevância na geração de empregos e no crescimento econômico brasileiro, a ser entregue ao Governo Federal.

O tema da sustentabilidade, portanto, vai complementar este trabalho de reflexão sobre a cadeia de valor da joia. “Ano passado, nos concentramos nos desafios que precisamos enfrentar para crescermos como setor. Desta vez, vamos discutir como se dará este crescimento. Quais são os parâmetros de sustentabilidade que precisamos adotar para nos mantermos vivos no século XXI”, explicou Angela Andrade, diretora executiva da Ajorio. Com esta proposta, o corpo jurídico da Ajorio, Firjan e IBGM está elaborando a “Cartilha de Integridade do Setor de Joias, Gemas e Bijuterias”, que vai nortear a conduta das empresas de acordo com os modernos conceitos de desenvolvimento sustentável. O trabalho será apresentado pela Gerente de Integridade Corporativa da Firjan, Luana Pagani.

Ao fim do dia, antes do brinde de encerramento, acontecerá a cerimônia de premiação do concurso “Joias não viram Lixo”, organizado pela consultora da Ajorio Regina Machado. O objetivo do concurso é mostrar como, ao contrário do que pensa o senso comum, a joia carrega em seu DNA o espírito da sustentabilidade, por se tratar do único “luxo que não vira lixo”. “A joia tem esta característica da permanência. Além do valor material, ela representa uma emoção, perpassando gerações. Hoje, temos muitos designers trabalhando com a ressignificação do objeto, ou seja, aquela joia de família, muitas vezes esquecida no fundo de uma gaveta, que pode ser reformada, ganhando um design para o dia a dia. A ideia do concurso é mostrar o antes e o depois destas joias. Os três melhores trabalhos serão revelados na cerimônia de premiação”, contou Regina.

O Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias chega ao seu sexto ano consecutivo com a missão de levar informações e promover o debate em torno dos principais assuntos de interesse coletivo das empresas de gemas, joias, bijuterias, relógios e afins de todo o Brasil. O evento é uma realização da Ajorio em parceria com a Firjan e o IBGM.

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002
ajorio@ajorio.com.br

Tel: (21) 2220 8004