Carlos iniciou o dia ensinando técnicas de levantamento do custo de produto: o valor da matéria prima, mão de obra, falou sobre índices normalmente praticados pelo mercado e a ficha técnica de custo do produto. Tendo em mãos estes valores, o consultor utilizou diversas planilhas que ajudaram os empresários a formatar o valor real de uma peça. “Quando um empresário pensa na quantia que se deve cobrar pelo seu produto, ele deve adicionar não só o valor do ouro, o trabalho do ourives, mas uma série de outros custos operacionais, fixos e variáveis. Além disso deve-se pensar na margem de lucro levando em consideração os preços praticados pelo mercado e também o posicionamento de sua marca de acordo com seu público-alvo” – revela o professor.
A turma foi bastante diversificada, entre os participantes tínhamos desde o pequeno produtor até redes de joalherias, vindos de diversas partes do Estado do Rio. “Nós ficamos muito felizes com o resultado das inscrições. A Ajorio trabalha para atender toda a cadeia joalheira do Rio de Janeiro, reunir negócios de diferentes portes, lugares e não só joias como também bijuterias nos fez ter a certeza que estamos atingindo nosso objetivo” – declarou a diretora executiva da Ajorio, Angela Andrade.
Segundo Vanessa Rocha da Art’Lev, o diferencial do curso foi a vivência que Carlos Salem tem no setor joalheiro. “Carlos foi ourives. Conhece a fundo os processos, os materiais, todas as etapas da produção e também da venda. Realmente esta é uma característica que o aproxima da nossa realidade e que dá mais consistência no que ele ensina” – comenta.
Já para Juliana Viana, da rede de joalherias do Norte Fluminense Noêmia Joias, “o fato de ter acontecido em um sábado possibilitou que outras empresas, fora da cidade do Rio, pudessem participar também sem ter que deixar o escritório no meio do expediente”.
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