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Consciência é a chave de um bom atendimento

A Ajorio abriu com chave de ouro a programação de cursos e capacitações 2019 com a palestra “Mentalidade Vendedora”, que lotou o auditório da associação nesta terça-feira (19/02). O evento marcou também o início da parceria com a Lift Desenvolvimento, empresa de consultoria e treinamento de gestores e equipes de vendas, que tem como propósito transformar vendedores em profissionais de alta performance.

Foto da Lift

Formado em Marketing pela ESPM e professor da instituição, Gustavo Malavota contagiou o público com uma palestra bem-humorada em que abordou os principais pontos da metodologia de treinamento que criou com foco em joalherias. A partir da experiência como consultor de uma grande cadeia de joalherias, ele desenvolveu o Método Joia, em que prega uma mudança de mentalidade como fator determinante para o desempenho de um bom vendedor. “Técnicas de vendas são fáceis de aprender, basta entrar na internet que há milhares de conteúdos gratuitos disponíveis. O que é preciso desenvolver é a consciência”, afirmou.

Segundo Gustavo, o bom vendedor é, antes de tudo, aquele que gosta de servir. “A primeira dica é contratar alguém que goste de gente. Depois, ensinamos sobre o produto para ele. Claro que a joia tem seus próprios atributos, mas para o cliente que não entende tanto assim do assunto, o diferencial vai estar no atendimento”, explicou.

De acordo com o método de treinamento da Lift, a alta performance nas vendas será adquirida a partir de uma combinação entre competência e consciência, que se traduz em conhecimento. “O que é mais fácil de mudar, a consciência ou a competência?”, perguntou Gustavo para a plateia. “Não dá para ter competência sem ter conhecimento. Tem que ter a técnica, mas esta será um componente menor diante da consciência. Aprender a vender é fácil, o difícil é vender”, comentou.

Lift 3

Para ampliar a consciência, um fator determinante é o tempo. “O profissional precisa estudar, adquirir conhecimento. Depois vem a técnica. O atendimento ao cliente consiste na postura a ser cultivada”, informou. Segundo Gustavo, com o tempo o bom vendedor aprende a “ler o cliente”, passa a ter o famoso feeling, que se traduz na atitude mental.

Segundo o palestrante, 63% das vendas são concretizadas após a quinta objeção, no entanto, 75% dos vendedores desistem logo após a primeira negativa. “É esta mudança de mentalidade que precisa ser feita. O método consiste em cultivar uma atitude mental que se antecipe a uma resposta futura”, explicou.

Para chegar a este grau de excelência, o treinamento da Lift inclui uma rotina de dez ações para serem realizadas diariamente, e que, se executadas corretamente, vão gerar resultados superiores, de acordo com o consultor.

Gustavo ressaltou ainda a importância do padrão de atendimento, principalmente para quem possui mais de uma loja. “As maiores empresas do mundo são lembradas justamente porque apresentam a mesma forma de lidar com o cliente em qualquer lugar do planeta”, afirmou.

Para endossar a relevância do treinamento, Gustavo apresentou números que surpreendem. Segundo a American Express, 60% dos consumidores desistem da compra por conta do mau atendimento, e 75% estão dispostos a pagar mais se forem bem acolhidos. Dos que desistem, 58% nunca retornam. Por outro lado, 69% recomendariam uma empresa com bons vendedores, segundo a New Voice. E a Right Now afirma que vendedores amigáveis fazem o cliente se apaixonar pela marca.

De acordo com pesquisa da Accenture, o prejuízo por mau atendimento no Brasil chega à impressionante cifra de R$ 400 bilhões. Ainda de acordo com a consultoria, 66% dos consumidores optam pela concorrência após um mau atendimento. Já pesquisa do Google apontou que 97% dos consumidores consideram o atendimento muito importante. O Brasil, no entanto, não está muito atento a este cenário. Em uma pesquisa sobre simpatia dos vendedores o País ficou em penúltimo lugar.

Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade, o tema deste primeiro evento foi escolhido para suprir as expectativas das empresas associadas. “Sentimos, neste começo de ano, um clima de otimismo entre os empresários, animados em fazer novos investimentos. E um dos investimentos mais importantes está, justamente, no treinamento dos funcionários. Tenho certeza que a parceria com a Lift será muito bem aproveitada”, afirmou.

Risos e aplausos deram a medida da aceitação do público à palestra. O empresário Alexandre Teixeira, da Lume Joalheiras, disse ter gostado muito do evento. “Pesquei várias ideias que vou levar para a loja hoje mesmo”, afirmou.

Bruno Ramos, sócio da Lift, encerrou a palestra com uma apresentação sobre o treinamento DLC – Desenvolvimento de Liderança Comercial que será realizado em parceria com a Ajorio nos próximos dias 2 e 3 de abril, de 9h às 18h. Interessados já podem reservar o seu lugar.

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