Reinventar a joia, seu público, e sua interpretação para além do objeto de consumo e muito mais além do mercado atual. Essa é a proposta da professora Clotilde Perez especializada em Semiótica, que a Ajorio traz para uma nova palestra no dia 12 de março. (Clique aqui para realizar sua inscrição)
Com extenso currículo, Clotilde já é conhecida dos associados da Ajorio por conta de sua participação contagiante no IV Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que a Ajorio realizou em 2017.
Clotilde concluiu recentemente estudo sobre a joia, apresentado na Feninjer no dia 3 de fevereiro, em que relembra que “a joia nasce junto com a capacidade humana de transformar o mundo ao seu redor e dar significado às coisas”, mas comenta que há dificuldade atual da comunicação fazer a ponte entre esse sentimento e os novos públicos.
A semiótica é a teoria geral das representações. Ela leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que eles assumem. No setor de joias, a semiótica traduz em parte a emoção, o simbolismo, o significado e o que representa para além do objeto, essa forma física tão predileta.
Para a estudiosa, a joia representa perenidade, poder, segurança, transcendência, confiança, compromisso, concretude, comunhão, vínculo; para um mundo que sofre com efemeridade, instabilidade, imprevisibilidade, insegurança, desconfiança, superficialidade, distanciamento, frieza e individualidade. Mas é preciso fazer o “casamento” entre essas demandas e ofertas de sentimentos.
E o que importa para esse casamento? A embalagem é importante? A vitrine traz impacto? Certificados ajudam a vender mais? Qual o papel da modelo alta e magra para ajudar a venda?
Da teoria mais profunda à prática mais contundente, a palestra de Clotilde é essencial para quem está hoje atuando no mundo das joias. Ficar fora dessa é se colocar de fora, não de tendências atuais, mas de estratégias para o futuro das vendas de joias.