Direto do Rio de Janeiro para Paris, Monica Krexa e Eneida França participaram, com o apoio da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) e Sebrae/RJ, da Bijorhca, feira internacional dedicada a todos os setores da joalheria. O evento aconteceu de 7 a 10 de setembro.
Em duas edições por ano, a Bijorhca atrai cerca de 120 mil compradores, de olho nas ofertas e também nas tendências e inovações do mercado de joias. Do lado dos exibidores, são mais de 300 designers, fornecedores, fabricantes e prestadores de serviço. Segundo os organizadores do evento, entre os participantes, 52% deles são estrangeiros, representando 30 nacionalidades. O Brasil está entre os Top 10, ao lado de Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Portugal, Holanda, Bélgica, Turquia e Reino Unido.
As marcas brasileiras
A paixão de Monica Krexa pelo alumínio surgiu há mais de 20 anos. Em seu atelier em Armação de Búzios, a designer trabalha com vigor este material, que pode ser infinitas vezes reciclável e que dispensa outras fontes de energia e produtos químicos. Monica também utiliza alumínio reciclado, reaproveitamento de matéria-prima e captação de água da chuva para lavagem das peças. As múltiplas formas, brilhos e texturas que o alumínio assume nas mãos de Monica resultam em peças únicas, cada uma com sua própria história.
Criada em 2000, a marca Eneida França tem como inspiração a elegância, beleza, descontração e charme da Cidade Maravilhosa. Eneida criou uma coleção feita com metal banhado a ouro. Chique e modernas, as peças fazem a combinação perfeita de pedras naturais e elementos da natureza, que refletem mulheres modernas e bem sucedidas.