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As joias experimentam a sedução

Dando continuidade a observação da linha do tempo, saímos da Idade Média e entramos no Iluminismo, a quinta aula do curso 'O diálogo das joias com a arte', ministrado pela consultora Regina Machado, abordou a sincronicidade entre as mudanças de mentalidade provenientes deste movimento intelectual e filosófico - que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII - e a entrada dos estilos Neoclássico e Rococó na joalheria. Com o título 'As joias experimentam a sedução', a transmissão foi ao ar no dia 14/05, através do nosso canal no YouTube.

 

Clique aqui para ver o vídeo editado com as fotos



Entre os séculos XVIII até meados do século XIX, a Europa viveu turbulentas mudanças políticas e sociais, incluindo conquistas imperiais, revoluções e o início da era industrial moderna.

A arte produzida pelo chamado estilo Rococó expressa uma força bastante particular, o que lhe conferiu a autonomia como estilo.

O termo “rococó”, tem sua origem nas palavras francesas rocaille (pequenas pedras, seixos) e coquille (concha), utilizadas no embelezamento de grutas artificiais e fontes.

Alinhado ao otimismo da época, o estilo manifesta uma nova forma de pensamento, na qual setores da sociedade abandonaram o formalismo de épocas anteriores, as interferências religiosas, e começaram a perseguir a diversão e a felicidade pessoal.



1Pintura O Balanço, Fragonard, 1768

 

A professora sugere o filme Maria Antonieta para ilustrar o pensamento abordado durante a aula.

As artes absorvem e expressam esse novo espírito de época. O espírito do Rococó busca a satisfação e o divertimento da corte, justamente, quando novas ideias sobre a existência humana eram produzidas.

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Os críticos destacam a superficialidade dos motivos, que volteiam como trepadeiras as superfícies e reúnem em laçadas as unidades das formas.

Importante destacar a diferença principal entre a intenção decorativa epidérmica do estilo, denominado, Rococó com o sentido de convencimento das narrativas religiosas do Barroco.

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A estética do estilo caracterizou-se pelo uso de cores pastéis, pelo detalhamento da ornamentação, que utilizava formas curvas delicadas, sem a dramaticidade da religiosidade barroca.

A joalheria, sempre em sintonia com as mudanças das mentalidades, inicia um novo olhar diante da vida e expressa a ideia do corpo como lugar para os prazeres mundanos.

A luz

O Rococó, no próprio sentido do nome. A essência do estilo tem como caraterística a predominância das pedras e a valorização das superfícies cravejadas.

A natureza, sobretudo o ideal romântico que valoriza a diversidade, desperta o interesse pelos motivos florais. A botânica tornou-se um tema que nunca mais foi abandonado pela joalheria.

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Apesar do entrelaçamento das formas, que se movimentam envolvendo organicamente as unidades, o estilo tem como sentido fundamental o decorativismo, a beleza e a atração dos olhares para a beleza.

Os conjuntos de joias passam a ser encomendados para atender a demanda da agenda social da vida nas cortes.

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A joalheria do sentimento

Até o início da Renascença os sentimentos românticos eram considerados fraquezas humanas.
O espírito romântico da época inaugura os temas amorosos e o registro dos sentimentos.

A esmaltação é incorporada ao repertório das técnicas utilizadas no período.

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Os motivos sentimentais: as laçadas, os buquês, os cupidos, as chaves do coração e os adornos decorados com cachos de cabelos do ser amado passam a compor o repertório da história objetivada pela joalheria.


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O luxo na corte: a joalheria do cravejado

No começo de 1670 importantes depósitos de diamantes são descobertos no Brasil. O diamante passa a ser um dos elementos mais importantes da joalheria.

A proliferação do uso dos diamantes só foi possível depois de 1727, quando foi exportada uma quantidade incrível de diamantes do Brasil. Em Paris, em 1767, pelo menos 314 joalheiros trabalhavam em oficinas próprias.

No final do século XVIII, o lapidário Vincenzo Peruzzi, desenvolve a nova forma de lapidação do diamante: brilhante. Com 56 facetas a pedra brilha mais do que qualquer outro material.

Topázios, ametistas, safiras, esmeraldas e rubis eram as pedras mais apreciadas e usadas com diamantes em delicadas composições.

 

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Os broches para o decote eram muito populares, sobretudo, os triangulares, com forte verticalidade, que são utilizados entre os seios ou os duplos nas laterais.

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Os laços

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O Rococó atendeu ao gosto da aristocracia, que se dedicava à busca pelos prazeres mundanos até a chegada da Revolução Francesa de 1789.

O Iluminismo

Por volta de 1720 surge o pensamento iluminista: “todas as atividades humanas devem ser dirigidas pela razão e pelo bem comum”.

O pensamento da Antiguidade tem duração e volta a servir de inspiração para a depuração dos excessos e para a busca pela essência clássica. Numerosas universidades são fundadas.

Os princípios do movimento revolucionário francês estimularam a adoção de uma nova atitude política nos indivíduos.

A arte do período neoclássico não foi somente influenciada pela antiguidade clássica, mas também pelo desenvolvimento histórico do homem e pelas mudanças sociais que estavam em andamento. Surge uma nova estética, mais depurada, mais de acordo com o pensamento da época.

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O Gosto

Em 1757Montesquieu elabora o Tomo VII da Encyclopédie. Ensaio sobre algumas relações que estimulam o gosto.

Da curiosidade
Da ordem
Da variedade
Da simetria
Dos contrastes
Da surpresa
Da sensibilidade
Da delicadeza
Do não sei o quê

As descobertas das ruínas de Pompéia

Em 1804 Napoleão é coroado imperador da França. Após as descobertas realizadas nas escavações em Pompéia, em meados do séc. XVIII, a popularidade da cultura clássica antiga cresce em toda a Europa. 


Napoleão promove as formas do Império Romano na arquitetura e na joalheria. O estilo prosseguiu até à chegada do estilo denominado Neoclassicismo, por volta de 1770.

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A simplificação do vestuário promovido pela entrada do estilo neoclássico correspondeu a uma mudança de gosto também na joalheria.

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O estilo neoclássico produziu peças menos enfáticas e luxuosas e primou por uma elegância discreta.

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A joalheria neoclássica buscou trabalhar o equilíbrio entre o clássico e o romântico.


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Anéis neoclássicos

 

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Próxima aula

O início da chamada Revolução Industrial introduz inovações técnicas, disponibiliza a reprodução dos objetos e cria novos problemas estéticos. A chegada do século XIX revoluciona as cidades, os modos de produção, a percepção e o olhar das novas subjetividades. 'As joias experimentam a Nova Arte' é o tema da sexta aula de Regina Machado no curso 'O diálogo das joias com a arte'. Agende-se! Dia 21 de maio, às 17h, no nosso canal no YouTube.

 

Calendário


Fique atento às próximas datas e assuntos:

21 de maio - As joias experimentam a nova arte
28 de maio - As joias comunicam a modernidade
04 de junho - As joias são a contemporaneidade

Reveja as últimas aulas

Aula 1 - As joias falam com os deuses (https://www.youtube.com/watch?v=AUnGhp8JY_g)
Aula 2 - As joias falam com o poder (https://www.youtube.com/watch?v=UcdsuMW04mw)
Aula 3 - As joias expressam a religiosidade (https://www.youtube.com/watch?v=WzEeNaiZfvY&t=330s)
Aula 4 -  As joias expressam os gabinetes das curiosidades (https://www.youtube.com/watch?v=zmODqS4jr9k&t=163s)
Aula 5 - As joias expressam a sedução (https://www.youtube.com/watch?v=s7BcuPnWO0A&t=7s)

Sobre a professora

reginamachadoÉ arquiteta, especialista em história da arte, mestre em comunicação dos sistemas simbólicos e doutora em comunicação e cultura. Atua como pesquisadora, professora, consultora e curadora, de design de produtos e comunicação.

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