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As joias expressam os gabinetes das curiosidades

Os gabinetes das curiosidades eram lugares onde se expunham objetos raros, instrumentos tecnicamente avançados, quadros e pinturas e tudo de novo e curioso que era encontrado durante as grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII – a época do Renascimento na Europa. E com este tema Regina Machado ilustrou a quarta aula do curso ‘O diálogo das joias com a arte’ – parte do novo programa da Associação dos Joalheiros do RJ, o Live AJORIO. A transmissão aconteceu ontem (07/05), às 17h, pelo YouTube. (clique aqui para assistir)

 

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A professora falou sobre as significativas mudanças que o estilo medieval sofreu ao longo do período.  Por volta de 1150, inicia-se na França, uma nova estética nos objetos, na vestimenta, na concepção artística e, principalmente, na arquitetura. Esse novo estilo, segundo o historiador de arte Carlo Argan engloba todas as manifestações artísticas e todas as técnicas produtivas do artesanato, estendendo-se a todos os aspectos dos costumes e da moda.

O surgimento da moda

Segundo o sociólogo francês Gilles Lipovetsky, “no final da Idade Média, a individualização da aparência conquistou seu direito de cidadania; não ser como os outros, ser único, fazer-se notar exibindo os signos da diferença tornou-se uma paixão e uma aspiração legítimas no mundo das cortes.”

 A corrida pelas diferenças encoraja a expressão dos gostos singulares, a celebração das novas ideias e a procura acelerada pelos novos signos. A joalheria inaugura mais um sentido ao seu repertório, as joias passam a expressar os estilos pessoais.

As gargantilhas destacam os decotes e promovem o efeito de alongamento, uma característica das artes do estilo.

 

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Na chamada época gótica as joias já não são frutos de um pensamento mítico, mas objetos que participam do movimento de um estilo internacional que se iniciava.

Como arte das mudanças a moda promove a paixão pelos objetos e a aspiração por uma vida mais bela, mais estilizada.

Com o desenvolvimento da vida nas cidades, a joalheria cria inúmeros produtos para atender esse novo desejo.

O desejo pelos prazeres do olhar

Após o luto e a culpa pelas perdas das pestes, o ser humano se volta para a valorização da vida e para o encantamento com a beleza.  A moda é uma prática dos prazeres de uma sociedade que se encontrava ávida das felicidades do mundo.

As fivelas, os adereços para os cabelos e o uso combinado de diferentes anéis, compõem a sofisticação do novo estilo.

 

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Pinturas de Van der Weyden, 1460.

 

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Os objetos artísticos passam a ser procurados pelas novas camadas que surgiam junto ao desenvolvimento da vida comercial das cidades.

A representação documental pré-renascentista

Com o tempo a arte liberta-se da esquematização religiosa e começa a trabalhar com a observação do artista. Esse desenvolvimento do pensamento acaba por inaugurar uma compreensão da representação que evita as desproporções medievais e o espaço tridimensional da perspectiva passa ser objeto de pesquisa entre os artistas.

 

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A comparação entre as duas pinturas revela as diferentes abordagens: o mesmo Santo Elói em duas versões: a do sofrimento medieval e a da representação realística pré-renascentista.

Inspirado pela herança do pensamento da Antiguidade Clássica o artista busca observar nas leis da natureza os modelos para a sua representação.

Os ares do chamado Renascimento começam a soprar e esse olhar pode ser percebido nas representações.

A precisão dos detalhes aliada ao domínio das técnicas, tanto do claro e escuro como da representação do espaço tridimensional, produzem pinturas que funcionam como documentos, tamanha a verossimilhança com a realidade. As pinturas poderiam funcionar, além da beleza artística, como documentos de casamento e de paternidade.

Como no quadro pintado por Van Eyck (1385 – 1441). Todos os detalhes e personagens são perfeitamente identificados.

 

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A perspectiva

Por volta do início do século XVI, surge na Itália um movimento que funde a teoria das proporções, já desenvolvida empiricamente pelos gregos e pelos artistas da idade média, com a geometria.

Durante todo o período pré-renascentista os artistas buscaram construir uma estrutura de proporcionalidade que causasse ao observador de suas pinturas a sensação de uma janela ilusória.

 

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Por volta do século XV, Filippo Brunelleschi (1435), arquiteto italiano, que havia começado a vida como ourives - assim como Sandro Botticelli e também Gutenberg, que utiliza a lógica da fundição na invenção dos tipos móveis para a impressão gráfica - estrutura os princípios da perspectiva linear e a relação entre a distância e a redução dos tamanhos.

O mundo da arte ganha novas possibilidades representativas.

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21Santa Ceia Leonardo da Vinci, 1495- 1498

 

Humanismo: a volta dos valores da Antiguidade Clássica

A era denominada como Renascença tem como valor o conhecimento. O ser humano, inspirado no olhar de investigação sobre as coisas do mundo iniciado pela Antiguidade Clássica, passa a buscar fazer renascer os métodos de pesquisa de seu passado.

A natureza é o modelo e para pintá-la e necessário conhecê-la. Para representar um objeto, uma planta, um animal ou um ser humano é necessário estudá-los.

Decorando a figura da primavera, na pintura 'As Quatro Estações', de Botticelli, realizada em 1482, foram identificados mais de trezentos diferentes tipos de flores.

 

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O olhar humano é o lugar da investigação sobre as coisas do mundo. Leonardo da Vinci é o artista que melhor expressa a genialidade plural do espírito dessa época.

 

23Colagem a partir da ilustração Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.

 

Os artistas do período - associados aos avanços das invenções tanto das lentes, como das viagens de descobertas a outros continentes - passam a pesquisar a anatomia humana, a botânica, a diversidade dos animais e dos materiais trazidos pelas expedições.

O gabinete das curiosidades do mundo

O chamado Humanismo encontra nas artes um campo para aplicar os conhecimentos da natureza.

 

24O gabinete de curiosidades de Ole Worm (1588-1655).

 

Com o fim do pensamento intermediado pela igreja católica, o saber humano ganha novos estímulos.

A invenção das lentes, já no século XVIII, tanto aproximaram os detalhes da natureza - possibilitando o aperfeiçoamento da técnica da ourivesaria e da cravação -, como permitiram a criação do telescópio para a observação das constelações.

 

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Os camafeus, referência da joalheria romana, retornam ao gosto do período. As formas ovais são decoradas com molduras cravejadas e o uso das pérolas passa a ser difundido.

 

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No ambiente renascentista a joalheria é elemento de diferenciação tanto para as mulheres, como para os homens e também para as crianças.

 

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As joias recebem a diversificação dos materiais trazidos dos continentes conquistados, ou descobertos como nos conta a história dos colonizadores.

A diversidade dos temas da joalheria renascentista introduz as navegações como história objetivada do espírito dessa época. Os temas das figuras mitológicas e românticas.

 

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A estrutura simétrica, sinalizada pelo número ímpar de pingentes, muitas vezes pontuados pelas pérolas, tem uma predominância acentuada no estilo.

 

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A moda segue estudando os estilos e buscando ressignificar a estatura clássica de suas belezas.

 

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A história continua a produzir mudanças e diferentes acontecimentos do ambiente religioso passam a interferir na estética dos estilos.

 

Barroco, século XVI

Em 1517, Martin Lutero realiza uma crítica aos estatutos morais e métodos, sobretudo relativo à adoração de imagens e à prática da indulgência, da doutrina católica e elabora o que seria conhecido como a ‘Reforma Protestante”.

A estética figurativa do cristianismo passa a lidar com a oposição de uma leitura literal dos textos bíblicos.

Em 1539, John Calvin publica a base do que hoje conhecemos como Protestantismo.

Foi uma época de muitos conflitos. Disputas religiosas predominam e os protestantes passam a não ser mais tolerados.

A religião católica radicaliza a teatralidade de sua narrativa e suas igrejas passam a expressar movimentos de luz e sombras, projetados pelas formas sinuosas de uma unidade escultórica hipnótica para os olhares da época.

O Brasil tem exemplos de um barroco exuberante.

 

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O historiador e crítico de arte Wölfflin analisou e destacou algumas diferenças fundamentais entre os estilos Renascentista e Barroco.

Regina apresentou durante a transmissão um desenho-síntese feito por ela sobre as caraterísticas pictórica e escultórica dos dois estilos.

 

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A joalheria barroca expressa esse discurso religioso através de uma profusão de pérolas e pedras.

 

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 Na primeira comparação, a pintura de Giuseppe Arcimboldo, 1593, exemplifica os entrelaçamentos das formas e do domínio do claro e escuro. Assim como a figura de São Jorge surge entremeada por uma teia de elementos vazados.

Na segunda, o retrato da Rainha Anne, pintada por Rubens, em 1617, revela o colo decorado pelo uso do broche no decote.

Todo esse material faz parte do grande repertório da história da arte que segue inspirando novas criações.

 

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Exemplo:

A arte como referência para a moda na Coleção Dolce Gabbana DG Millennials, primavera 2018.

Na joalheria, o Barroco se caracterizou pelo entrelaçar de materiais e formas. As pérolas pontuam com o seu brilho orgânico a riqueza da paleta de cores do estilo.

 

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Rainha Elizabeth I, 1558.

 

Todos os elementos da estética barroca são intercambiados entre a arte e a joalheria. A beleza funciona como “fala encantatória” tanto como estratégia comunicacional para as mensagens religiosas, como expressa o brilho das diferenças pessoais sinalizados pela moda.

 

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A seguir a semelhança entre as estéticas das pinturas de tetos de igrejas do barroco brasileiro e desenhos de joias do estilo.

 

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A beleza do repertório religioso foi o que atraiu a atenção da sensibilidade do designer brasileiro Cesar Aleandri.

As suas criações inauguraram um novo sentido para o uso e novas possibilidades para a fruição.

Sem que se perdessem o significado sagrado da religiosidade, as peças ganharam um tratamento refinado de uma estética atualizada e promoveram a joalheria da devoção, que antes era restrita ao uso íntimo, às joias de estilo pessoal e ao desejo de exposição pública na sociedade do espetáculo da moda.



Próxima aula

Dando continuidade a observação da linha do tempo, vamos refletir na quinta aula do curso ' O diálogo das joias com a arte' sobre a sincronicidade entre as mudanças de mentalidade provenientes do Iluminismo e a entrada dos estilos Neoclássico e Rococó na joalheria. A aula será transmitida através do nosso canal no Youtube, dia 14/05, às 17h. (clique aqui para acessar).

Calendário

Fique atento às próximas datas e assuntos:

14 de maio - As joias experimentam a sedução
21 de maio - As joias experimentam a nova arte
28 de maio - As joias comunicam a modernidade
04 de junho - As joias são a contemporaneidade

Reveja as últimas aulas

Aula 1 - As joias falam com os deuses (https://www.youtube.com/watch?v=AUnGhp8JY_g)
Aula 2 - As joias falam com o poder (https://www.youtube.com/watch?v=UcdsuMW04mw)
Aula 3 - As joias expressam a religiosidade (https://www.youtube.com/watch?v=WzEeNaiZfvY&t=330s)
Aula 4 -  As joias expressam os gabinetes das curiosidades (https://www.youtube.com/watch?v=zmODqS4jr9k&t=163s)

Sobre a professora


reginamachadoÉ arquiteta, especialista em história da arte, mestre em comunicação dos sistemas simbólicos e doutora em comunicação e cultura. Atua como pesquisadora, professora, consultora e curadora, de design de produtos e comunicação.

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