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Spariam pauta sua essência na sustentabilidade

Patricia Sparano começou a fazer bijuteria em 1998 quando percebeu que não conseguia encontrar nas lojas os colares que idealizava. Como as pessoas gostavam das peças desenvolvidas, passou a presentear as amigas com colares e brincos que fazia por hobby. Decidindo se aprofundar na área fez cursos de ourivesaria, desenho de joias, desenvolvimento de coleções e outros. Se formou em Direito pela PUC-Rio em 2001, e decidiu que não iria atuar na área jurídica, começou a vender suas peças. Em 2002 cursou a Pós Graduação em Design de Joias, também na PUC e se profissionalizou na área, fazendo diversas feiras e bazares.

Em 2003 criou a marca SPARIAM, passou a fazer a Babilônia Feira Hype e vender para diversas lojas como Santa Cor, Babel, Maria Maria, novelas e seriados globais como Malhação, Chocolate com Pimenta, Da Cor do Pecado e outros. Em outubro, com uma coleção de metal e resina, fez seu primeiro desfile.

Em sua coleção de 2004 manteve a resina como material principal, porém, substituiu a liga de estanho pela prata 950, por criar produtos de design atemporal, a matéria prima precisava ser mais durável, material que utiliza até hoje.



Em outubro do mesmo ano abriu uma pop up store em Búzios, cidade escolhida por ter o mesmo astral da marca, para aproveitar a temporada de verão. De volta ao Rio, fez o curso de empreendedorismo no setor joalheiro na PUC-Rio e participou do Joia Brasil, evento realizado junto ao Fashion Rio. Em 2006, as peças Spariam começaram a ser vendidas em diversas lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo, na Ellus Second Floor.

Percebendo a demanda, em dezembro de 2006, abriu um quiosque no Rio Design Barra, onde se fixou até setembro de 2008 quando percebeu que seria melhor mudar para uma loja na Zona Sul.

Em novembro de 2008, SPARIAM abriu sua primeira loja em ponto fixo, na Galeria Ipanema Secreta, o coração do bairro, reduto de novos designers e marcas que estão despontando no mercado carioca, onde permanece até hoje. Continuou com a parceria com a Globo, vendendo para diversas novelas como a nova fase de malhação, “Tempos Modernos”, seriados como “Grande Família”, Programas culturais no Canal Brasil como “Faixa Musical”, figurino de clips, produção de festas para a equipe do Gema TV, de José Camarano, e muitos outros.

As peças foram vendidas em lojas em diversos estados do Brasil, como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e no exterior, na Austrália, uma na cidade de Melbourne (Melko) e outra em South Port (Akajak) e em Londres.

Em janeiro 2010 entrou mais forte no mercado de atacado, participando da feira de negócios Fashion Business, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, no espaço Moda Biju, após 2 edições, se mudou para o Rio à Porter, feira de negócios vinculada ao Fashion Rio no espaço NucleUMmoda/Joia Carioca - projeto Ajorio e Sebrae.

Em julho de 2013, participou de sua primeira feira fora do Brasil, a Bijorhca em Paris, vendeu para lojas em diversos países, como Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos, passando a ser reconhecida também internacionalmente.

A prática sustentável da empresa também é uma marca, além de não usar nenhum produto animal, busca através de upcycling de antigas joias de clientes ou mercadorias inusitadas criar peças novas não precisando retirar mais nada da natureza, assim como as embalagens feitas em tecido a partir de restos de mostruários de empresas têxteis e retalhos que iriam para o lixo.

Hoje a Spariam firmou-se como joalheria moderna, mantendo a resina misturada à prata e agregando pedras e ouro ao seu design contemporâneo, além de novas matérias primas que ganham novos usos. A joia com cor é a grande marca da SPARIAM. As joias podem ser encontradas tanto na loja virtual da marca quanto em seu Ateliê no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

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