Slide background

Receba em primeira mão informações sobre eventos, feiras, cursos, palestras e muito mais!

Já vai embora?

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

Matrículas abertas para cursos de joalheria

O ano começou repleto de oportunidades para quem busca qualificação no setor joalheiro ou sonha em aprender uma nova profissão. Na Escola de Joias do Senai  Maracanã será oferecido o curso “Modelagem 3D Básico, Criação e Prototipagem de Joias e Bijuterias”,  com início em 19 de março, no turno da noite.

Referência em pesquisa e inovação para a indústria joalheira no Rio de Janeiro, a Escola de Joias do Senai, inaugurada em julho de 2017 pela Ajorio e Firjan, dispõe de equipamentos de ponta utilizados nos cursos de qualificação e em serviços que atendem às micro e pequenas empresas do setor.

Para quem deseja ingressar neste mercado, a escola também oferece o curso Técnicas Básicas de Confecção de Joias, que tem como pré-requisito o Ensino Fundamental Completo. Ainda fazem parte da grade os cursos de Cravação de Gemas, Metalurgia para Joalheiros, Fundição para produção de joias em série, Modelagem 3D Básico e Modelagem 3D Avançado, Criação e Prototipagem de Joias e Bijuterias, que estão previstos para o segundo semestre.

Informações sobre valores e horários no 0800 0231 ou 4002-0231 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ateliês

Ateliês associados à Ajorio também estão com as inscrições abertas para cursos voltados para iniciantes e turmas avançados.  Em Ipanema, o Atelier Mourão, dirigido por Lívia e Paula Mourão, filhas de Caio Mourão, um dos precursores da joalheria autoral no Brasil, tem cursos permanentes de joalheira básica e avançada, ministrados por Paula, premiada artista que já formou uma leva de nomes da nova geração de joalheiros cariocas. 

Em fevereiro, além dos cursos permanentes, o Atelier promove o Curso de Desenho e Criação de Joalheria (5/02), Workshop de Esmaltação (9 e 10/02) e Workshop de Titânio (16 e 17/02). Em março, iniciam-se os cursos de Cera (18/03), Cravação (20/03), além de uma nova turma de Desenho e Criação.  Nos dias 16 e 17/03, será realizado workshop de Resina e, em abril, nos dias 13 e 14, workshop de Fundição em Sépia. Mais informações 2267-9191 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Espaço Rita Santos (foto), no Flamengo, também está recebendo inscrições de novos alunos para o curso de Ourivesaria Fundamental e Avançada, com início imediato.  Lá, são formadas 13 turmas com até dez alunos cada, e as aulas acontecem de segunda a quinta nos turnos da manhã, tarde ou noite. Quatro professores atuam em cada turno, incluindo a designer Rita Santos, fundadora da escola, o que garante atendimento individualizado ao aluno. 

A escola também abriu duas turmas para o curso de Modelagem em Cera (quarta, à tarde ou sexta, pela manhã) e oferece turmas mensais de Resina em Joias (manhã, tarde ou noite). Além destes, estão programados para o primeiro semestre os cursos Rhinoceros – 3D Fundamental (19/02 a 18/04 ou 23/04 a 12/05); Técnicas de Cor no Metal (23 e 24/02); Esmaltação a Fogo (22 e 29/03); Kum Boo (15/03, 27/04, 24/05 e 28/06); Filigrana (27 e 28/04); Gemologia Fundamental (12/02 a 9/04); e Cravação de Gemas (22/02 a 26/04). Valores e mais informações em (21) 2205-1838 ou no site www.espacoritasantos.com.br.

Laboratório Gemológico da Ajorio

De 13/02 a 20/03, o Laboratório Gemológico da Ajorio realiza o curso de Identificação e Classificação de Diamantes Lapidados, ministrado pela gemóloga Chang He Ok. Diplomada pela Gemmological Association of Great Britain (Gem.A) e post-diploma em Diamantes, incluindo classificação de brutos, e com mais de 30 anos de experiência, Chang é a responsável pelas análises e certificações fornecidas pelo Laboratório, além de ministrar os cursos na sede da instituição ou in company. 

O curso é destinado àqueles que concluíram o módulo de Gemologia Básico da Ajorio ou equivalente de outra instituição. As inscrições são feitas no link: https://www.sistemaajorio.com.br/web/index.php/servicos/capacitacao/capacitacao/curso-de-classificacao-e-identificacao-de-diamantes-modulo-iii
Mais informações sobre os cursos in company ou marcação de visitas no telefone (21) 2220-8004/ 2240-5520 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Perfil profissional

O segmento de Joalheria compreende os processos de produção de ligas, joias e demais artefatos que têm por base os metais, como ouro e prata, e pedras preciosas. O profissional que deseja trabalhar nesta área pode atuar na criação e desenvolvimento de joias e bijuterias, incluindo as atividades de tratamento desoxidante, térmico e mecânico em ligas de metais preciosos, cravação de pedras preciosas, design e modelagem de joias. 

No Rio de Janeiro, o setor é formado por cerca de 3,2 mil empresas e emprega mais de 15 mil pessoas, com faturamento em torno de R$ 1,5 bilhão/ano. Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrada, a expectativa de crescimento para este ano é de 6%, o dobro do ano passado. “ Os empresários estão otimistas, tanto que registramos um aumento na procura por novos colaboradores neste início de ano. Para quem está pensando em se qualificar no segmento, a hora é essa”, comentou Angela.

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.
Você é empresário do setor de joias e bijuterias?

Instagram Feed

POSTS RECENTES

 

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.

Você é empresário do setor de joias e bijuterias?