Slide background

Receba em primeira mão informações sobre eventos, feiras, cursos, palestras e muito mais!

Já vai embora?

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

O essencial sobre pedras preciosas para comprar com segurança

Mesmo os olhares mais atentos podem se enganar e acabar levando “gato por lebre” na hora de comprar uma joia. Para trazer mais luz ao mundo das pedras preciosas, o Atelier M. Frazão convidou a gemóloga Chang He Ok, do Laboratório Gemológico da Ajorio, para fazer uma palestra direcionada a um grupo seleto de amantes da joalheria. “A ideia da apresentação é enriquecer o conhecimento de quem ama joias. Muitas vezes, as clientes têm dificuldades de entender o valor de uma pedra, ou mesmo de saber exatamente o que estão comprando. Por isso resolvi promover este encontro e chamar poucas pessoas, em especial, clientes antigas da joalheria,  para que se sintam à vontade em fazer perguntas e esclarecer todas as dúvidas”, contou Marcos Frazão.

IMG 4410A gemóloga da Ajorio, Chang He Ok, e o joalheiro Marcos Frazão

Em duas sessões, uma à tarde e outra à noite, realizadas na terça-feira (22/01), no atelier do joalheiro na Barra da Tijuca, Chang falou sobre os principais tipos de pedras e lapidações, conceitos básicos de gemologia, as diferenças entre imitações e gemas sintéticas, além de dar dicas sobre limpeza e manutenção de joias. Entre amostras de esmeraldas, turmalinas, águas marinhas, rubis, safiras e diamantes, a gemóloga mostrou como é difícil diferenciar as gemas naturais das imitações sem a análise no laboratório. “Por isso, o mais importante é comprar em um lugar de confiança. O cliente não vai conseguir detectar a diferença entre um rubi natural e um com tratamento, por exemplo, ou entre esmeraldas de qualidades distintas, e pode acabar achando que está fazendo um bom negócio, quando na verdade está comprando algo diferente daquilo que lhe foi ofertado”, explicou.

IMG 4457Clientes observam amostras de gemas que Chang levou para ilustrar a palestra

Chang chamou a atenção principalmente para os rubis e as safiras, que têm tido uma oferta grande no mercado de pedras com tratamento, isto é, com preenchimento de vidro. “O problema não é vender estas gemas com tratamento, mas o cliente tem que saber o que está comprando. Muitos vezes, ele vê uma peça por um determinado preço, e em outro lugar por um valor bem mais baixo e acha que é a mesma coisa. Não existe milagre, se a loja estiver vendendo muito barato, o cliente deve desconfiar do tipo de pedra que está sendo usada na joia”, falou. 

IMG 4486Amostras de água marinha: imitação em vidro, sintética e natural 

As chamadas pedras fusion, como esmeralda, turmalina e água marinha, são na verdade imitações de vidro, como explicou a gemóloga. Para Chang, nomear estas pedras com o nome das gemas naturais pode gerar confusão na cabeça das consumidoras. “As esmeraldas fusion, por exemplo, que ficaram muito na moda na época da novela da Rede Globo que tinha como tema as minas no Tocantins, não passam de imitações feitas de vidro.  Não são esmeraldas de fato. É preciso que as pessoas saibam disso para não serem lesadas”, explicou. 

IMG 4403Cliente observa amostra de diamante

Sobre os diamantes, Chang relatou que, hoje, a moissanita sintética apresenta-se como a imitação mais precisa de diamante. “Trata-se de uma gema desenvolvida em laboratório, com dureza e brilho bastante semelhantes ao do diamante. Seu preço ainda está alto no mercado. Novamente, o problema não está no uso da moissanita nas joias, mas na informação que é passada para o cliente”, ressaltou. 

IMG 4401Além da palestra teórica, Chang também apresentou diversas amostras de gemas para os clientes identificarem

Para limpar e fazer a manutenção das joias, a principal dica é, mais uma vez, levar em um local de confiança. No dia a dia, no entanto, é possível manter as joias limpas usando água morna e sabão de coco dissolvido e um pincel macio para lavar e tirar a poeira. “Quando puder, é importante levar à joalheria para avaliar se não há nenhum desgaste na peça que precise ser ajustado”, ressaltou Chang.  

IMG 4424A palestra abordou informações essenciais sobre gemologia para ajudar os clientes na hora da compra

O Laboratório Gemológico da Ajorio oferece serviços como certificações, cursos e palestras in company. As inscrições para o Curso de Classificação e Identificação de Diamantes Lapidados já estão abertas. Veja aqui como se inscrever: https://www.sistemaajorio.com.br/web/index.php/servicos/capacitacao/capacitacao/curso-de-classificacao-e-identificacao-de-diamantes-modulo-iii

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.
Você é empresário do setor de joias e bijuterias?

Instagram Feed

POSTS RECENTES

 

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.

Você é empresário do setor de joias e bijuterias?