Slide background

Receba em primeira mão informações sobre eventos, feiras, cursos, palestras e muito mais!

Já vai embora?

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

Atelier Mourão inaugura exposição na Casa de Pedra no dia 5 de dezembro

Foto em destaque: Colar de Paula Mourão

De 5 a 15 de dezembro, o Atelier Mourão abre suas portas para uma série de programações que tem como objetivo promover o trabalho da nova geração de joalheiros formados na escola e aproximar o público da arte da joalheria contemporânea produzida hoje no Brasil. Em sua 12º edição, o evento, que acontece na lendária Casa de Pedra, em Ipanema, vai expor e colocar à venda os trabalhos de 15 artistas, entre alunos, ex-alunos e professores, além de exibir uma mostra de desenhos de joias.  O coquetel de abertura será no dia 5, às 17h.

Casa de Pedra baixaCasa de Pedra, em Ipanema, onde será realizada a exposição

Em paralelo, acontece o 2º Encontro dos Artistas Joalheiros Brasileiros, que terá mesa-redonda no dia 8  de dezembro, às 16h, com Nina Lima, do Studio Escambo (SP), Grupo Orbe (RJ), Miriam Andraus Pappalardo (SP) e Alice Floriano, da Galeria Alice Floriano (RS e SP), que levará parte de seu acervo para uma exposição de 5 a 10 de dezembro. 

Inaugurada em 2015, em Porto Alegre, a Galeria Alice Floriano promove a joalheria contemporânea como movimento artístico e expressão cultural, apresentando artistas consagrados e novos expoentes do cenário mundial. 

Galeria alice floriano baixaPeça da Galeria Alice Floriano

E não para por aí. Também haverá uma exposição de broches criados por artistas que participaram do concurso Novos Talentos, realizado pelo Atelier Mourão, que selecionou 35 peças de joalheiros com até seis anos de carreira de todo o Brasil. 

Joalheria contemporânea

Segundo Lívia Mourão, organizadora do evento ao lado da artista e professora Paula Mourão,   este ano o Atelier Mourão de Portas Abertas apresenta um formato diferenciado, com mais dias de exposição e uma programação diversificada. “Além de ensinar a técnica, preparamos o aluno para o mercado de trabalho. Ele aprende a se organizar para eventos e feiras tanto na produção de peças, quanto na questão administrativa do negócio”, explicou. 

JPVellaco baixaBracelete J.P.Vellaco

Filhas de Caio Mourão, um dos precursores da joalheria autoral no Brasil, elas procuram dar continuidade ao legado do pai, explorando a fronteira entre joalheria e artes plásticas, tanto no trabalho de Paula, quanto na direção da escola. 

Aberta ao público, a mesa-redonda que será realizada no  2º Encontro de Artistas Joalheiros Brasileiros foi incluída na programação para ampliar o espaço de troca de ideias entre os grupos que se dedicam à joalheria contemporânea no Brasil. “Queremos sair do eixo Rio-São Paulo, e trazer o que está sendo feito no restante no País. Temos artistas no Nordeste, por exemplo, que estão produzindo coisas muito interessantes. Nosso objetivo é proporcionar este intercâmbio entre artistas de várias regiões”, explicou Lívia. 

Paula Andrade baixaAnel Paula Andrade

Broches para que te quero 

Em sua primeira edição, o concurso de broches promete trazer muitas surpresas. E por que o broche? “O broche é uma peça que permite uma experimentação maior, ele é quase uma mini escultura. Além disso, queremos desmistificar a ideia de que o broche caiu em desuso. Ele está de volta e pode perfeitamente ser adaptado à moda carioca. É um acessório que valoriza a roupa e confere personalidade a quem usa”, disse Lívia Mourão. 

Marcia Nunes baixaColar Marcia Nunes

Casa de Pedra

Entre as ruas Joana Angélica e Maria Quitéria, o imóvel de 250 metros quadrados foi construído em 1936 e chama a atenção pela sua arquitetura rústica que contrasta com os edifícios ao redor. Propriedade da família Mourão, foi cenário de filmes do Cinema Novo e ponto de encontro da turma da Bossa Nova, e agora, abre suas portas para a joalheria contemporânea, movimento que seu antigo morador, o artista Caio Mourão, ajudou a trazer para o Brasil.  

Elisa Travalloni baixaAnel Elisa Travalloni

Serviço:

XII Atelier Mourão de Portas Abertas
Exposição, venda de peças e mostra de broches do concurso Novos Talentos
Coquetel de abertura: 5/12 – 17h
Quando: 5 a 15 de dezembro (segunda a sábado)
2º Encontro dos Artistas Joalheiros Brasileiros - 8/12 – 16h
Exposição Galeria Alice Floriano – 5/12 a 10/12
Horário: 13h às 21h
Local: Casa de Pedra – Rua Redentor, 64 – Ipanema
Entrada gratuita.

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.
Você é empresário do setor de joias e bijuterias?

Instagram Feed

POSTS RECENTES

 

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.

Você é empresário do setor de joias e bijuterias?