As vantagens da impressão 3D e dicas na hora de contratar um bureau de serviços

Por Leonardo Tuorto

Tecnologia sempre encanta e surpreende, no entanto melhor que usá-la como farol, é usá-la para ampliar suas vendas e melhorar sua lucratividade.

Muito ouvimos falar sobre a impressão 3D atualmente, mas nem todos sabem que a indústria de joias foi uma das primeiras a implantar essa tecnologia no seu processo produtivo. No Brasil, com a sua popularização, muitos joalheiros começaram a buscar a impressão 3D como um diferencial, mas como aproveitar melhor a tecnologia na produção?

1 - Peças precisas ganham muito!

Peças com pavês de pedras, ou até mesmo cravações simples, ficam mais precisas, bonitas e baratas utilizando-se a impressão 3D. Você terá a certeza de que as pedras se encaixarão corretamente pois a precisão das impressoras é absoluta. Sua peça pesará menos, a pré-cravação é feita no arquivo, ou seja, não será retirado metal durante a cravação tanto quanto no método tradicional e sua peça sairá mais leve da fundição.

2 - Liberdade de geometria

Liberte a criatividade durante o desenho, o que era impossível ou muito complicado de fazer não é mais. A fabricação utilizando a impressão 3D permite geometrias muito mais ousadas do que a fabricação manual, explore isso e se destaque!

3 - Personalize sem pena

Seus clientes querem se sentir exclusivos, mas isso pode ser muito complexo manualmente, não na impressão 3D. Com sua peça modelada digitalmente você pode criar renderizações, fotos mais realistas e aprovar o design antes mesmo de fabricar, reduzindo seu custo caso o cliente queira alterar algo. Para os clientes que gostam de manipular, mostre a impressão 3D para ele, mostre que sua marca é moderna e atualizada com o mundo e ainda ele poderá experimentar a peça antes de fundir em metal. Utilizando a impressão 3D, personalizar peças quase não tem custo extra, se diferencie sem pagar a mais por isso.



Comprar ou terceirizar o serviço de impressão?

Agora, você deve comprar uma impressora 3D ou enviar para um centro de serviço? Isso depende muito. Para quem não produz em larga escala ou não quer ter as preocupações de ter um equipamento delicado para cuidar, o mais fácil e barato é enviar para um centro de serviço. Mas o que você deve estar atento ao escolher um centro de serviços de impressão.

1- Seriedade

Quando sua joia é criada em 3D, o arquivo dela é tudo e pode ser usado facilmente para replicá-la, contrate empresas sérias que irão proteger sua propriedade intelectual.

2- Pontualidade

Prazo prometido é prazo cumprido. Busque quem respeita os prazos que promete a você.

3- Qualidade

Com o surgimento de impressoras de baixo custo chinesas muitas impressoras de qualidade discutível se dizem "profissionais" na impressão de joias. Busque fornecedores que utilizem impressoras e materiais profissionais! A qualidade da impressão impacta diretamente na qualidade das suas peças.

*Leonardo Tuorto é sócio-diretor da DeltaThinkers, empresa associada ao Sistema Ajorio. A Delta Thinkers é um dos primeiros centros de serviço dedicados apenas a impressão 3D no Rio de Janeiro. A empresa trabalha com padrões internacionais, oferece serviços ao setor de joias e conta com equipamentos de ponta para impressão de joias além de uma equipe altamente qualificada e experiente no setsor. A empresa também oferece cursos de desenho de joias com o designer Dudu Carvalho, premiado em concursos internacionais de design de joias.

Notícias