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Pedras e pérolas transformadas em arte através das mãos



Aos 21 anos, Emerson Faria começou a trabalhar vendendo relógios e se apaixonou pela joalheria. Antes de abrir sua fábrica de joias em prata, trabalhou para algumas marcas do setor em Belo Horizonte, sua terra natal.

Sua esposa Jeanne Faria, formada em Biologia, trabalhava como professora. Sempre muito detalhista e criteriosa ao se vestir, ela uniu a vontade de ajudar seu marido nos negócios com seu dom natural e assim surgiu a vontade de criar suas próprias peças. “Foi então que eu comecei a estudar, iniciei na Escola Mineira de Joalheria. A partir daí eu comecei a desenhar algumas peças e, além de ajudar o Emerson na fábrica, eu montei uma loja de varejo” – conta Jeanne, diretora criativa da Byzance, empresa nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais em 1988.

Sempre de olho nas exigências do mercado e nas áreas mais aquecidas do setor, o casal encerrou as atividades na fábrica e passou a trabalhar como atacadista comercializando correntaria, joias mais regulares e algumas peças de alta joalheria. Paralelamente, Jeanne trabalhava em sua loja na Savassi com uma linha de fabricação própria e complementava com produtos de várias fábricas brasileiras.

  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Yasmin Fretas
  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Yasmin Fretas
  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Yasmin Fretas
  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Renata Tiaia
  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Renata Tiaia
  • Fotos: Renato Peixoto | Produção: Fabiana Bittencourt | Manequins: Renata Tiaia


Com o passar do tempo, crescia na empresária a vontade de ter sua própria linha, produtos inteiramente pensados e feitos pela marca ou como ela mesmo define, “transformar meu imaginário em joia”. Jeanne começou a visitar diversas feiras de joias mundo a fora, apurando seu olhar e conhecimento e observando as tendências. Ela começou a fazer joias por encomenda e pequenas coleções.

Na virada dos anos 90 para o ano 2000, a empresa transferiu sua sede para o Rio de Janeiro. Vislumbrando o público carioca, Emerson e Jeanne resolveram inovar seu mix de produtos dando uma cara mais carioca às suas criações. Jeanne começa a estudar o lifestyle carioca, observando como se vestiam, como se comportavam, que tipo de lazer a cidade ofereciam e começou a se inspirar em todas essas novas descobertas. “Começamos a produzir joias, que antes eram feitas em metais menos nobres, todas em ouro 18k acompanhadas de uma pequena coleção de prata” – relembra Jeanne.

Os empresários começaram a investir em participações em feiras de joias e moda como as internacionais Bijorhca em Paris e JIS Miami, na Flórida e nas nacionais como a Feninjer, Bijoias, Fashion Rio, Ajorsul e outras feiras menores.
Grandes marcas de moda também já trabalharam com a Byzance: Animale, Lenny Niemeyer e uma famosa rede de joalherias, dentre outras.

As joias Byzance ganham então uma autonomia no mercado, sendo reconhecidas pelo seu design. Um produto artesanal, versátil, bem despojado, joias que podem ser usadas a qualquer hora do dia e que valorizam qualquer tipo de look.

Além do ouro e da prata, a grife utiliza em suas peças uma grande variedade de pedras brasileiras naturais, pérolas de água doce naturais, madrepérolas, corais, algumas coleções com âmbar e lava vulcânica, materiais alternativos como couro e seda. Muito atenciosos ao mercado, a marca ampliou seu público utilizando materiais mais alternativos, como peças banhadas e cristais colorizados, e inovando seus desenhos para atender o público teen, por exemplo.

Caso queira conhecer o trabalho desenvolvido pela Byzance, seja no atacado ou varejo, basta agendar uma visita ao showroom localizado na Barra da Tijuca.A  está presente em vários eventos nacionais internacionais e para conhecer um pouco mais do DNA da marca visite a página do Instagram.

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