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Sophos Rio: Peças cheias de brasilidade e pegada étnica amazônica


A Sophos Rio, a mais nova associada da Ajorio, foi criada em 2014 pelo casal paraense Ricardo TS e Ray Pantoja. Suas peças exclusivas são feitas com uma técnica milenar chamada marchetaria que somado ao design inovador e uma paleta com cerca de 40 tipos de madeiras – naturais da Amazônia ou de reflorestamento, todas certificadas – estimulam a equipe a criar um universo de padrões e combinações que remetem ao design gráfico nas distorções de pixels e aos grafismos étnicos amazônicos.

Ricardo era artesão e trabalhava com pirogravura. Ao chegarem na capital carioca, o casal mostrava sua arte em pequenas feiras e durante uma de suas participações, mais precisamente na Feira do Lavradio, Ray percebeu o quanto as cariocas eram consumidoras vorazes de moda e gostavam bastante de acessórios alternativos. Foi então que ela convenceu o marido a entrar para o setor. Eles já haviam trazido de Belém algumas lâminas de madeira para trabalhar com marchetaria e de repente perceberam que esse era o caminho.

“A gente veio de Belém com uma ideia básica da marchetaria, mas desenvolvemos tudo aqui no Rio de Janeiro: a técnica da produção, o estilo... Adoro a história e arquitetura do Rio de Janeiro, sou apaixonado por essa cidade desde jovem, pelas leituras dos grandes autores brasileiros como Machado de Assis e José de Alencar e tantos outros que narram suas histórias pelas ruas do Rio. O Rio me encanta! É nisso que eu me inspiro para criar as peças” – conta Ricardo.



Mesmo sem uma estrutura, o casal se arriscou e passaram a produzir diversos acessórios. Iniciaram suas vendas, como diz Ricardo, “na beira da rua” e os vendiam no Calçadão do Arpoador, Copacabana e em feirinhas de bairro. Uma de suas clientes, encantada pelo trabalho, deu a ideia de que a marca participasse da Babilonia Feira Hype, berço de diversas marcas de sucesso como Farm e Via Mia. A curadoria gostou do trabalho, os convidou para fazer parte do grupo e então Ray e Ricardo formalizaram a empresa, criaram sua marca e assim nascia a Sophos Rio – nome em homenagem à filha do casal, Sophia.


Daí não demorou a participação em outros eventos de ponta como Veste Rio, Carandaí 25 e Feira na Rosembaum e parcerias com instituições de fomento que ajudariam a marca a alavancar no mercado.

Em 2017, a grife foi selecionada para participar de um workshop no IED (Istituto Europeo di Design- Rio). Nesse mesmo ano também foi selecionada no edital de Moda Sustentável do Sebrae/Rio juntamente com outras 39 marcas. Foram 15 meses de imersão no universo da moda nacional e internacional. A Escola de Joalheria do Senai produziu o novo design dos metais agregando a logo da Sophos Rio para personalizar cada peça. Em 2018, a marca foi indicada pelo Sebrae/RJ, de quem recebeu o selo de Moda Sustentável, e ganhou o selo SPFWAma, escolhido por especialistas do São Paulo Fashion Week, com curadoria da INMOD (Instituto Nacional de Moda e Design).

No estúdio de produção a equipe cria biojoias e acessórios únicos, utilizando madeiras adquiridas a partir da liberação do Documento de Origem Florestal (DOF), emitido pelo Ministério do Meio Ambiente que contém informações sobre a procedência da madeira de acordo com a Lei da Vegetação Nativa. A Sophos Rio também utiliza madeiras compostas, feitas com árvores de reflorestamento com certificação FSC na origem. Esta certificação busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, apresentando-se como uma alternativa à exploração predatória das florestas.

O metal usado é a prata, ouro, ródio e aço cirúrgico e tem procedência e certificação na origem. Sendo metais nobres e hipoalérgicos, o que enriquece as peças que apresentam leveza ímpar, plasticidade fashion e sofisticação.

Inovação através do design, identidade, qualidade e sustentabilidade são elementos fundamentais para diferenciação competitiva e sucesso da marca que possui pontos de venda no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba Salvador, Minas Gerais, Fortaleza, Barcelona, Toulouse, Austrália e um site que comercializa exclusivamente para o público norte-americano.

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