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HStern: uma estrela brasileira de brilho internacional

Pedras preciosas e joias fascinam homens e mulheres. Hans Stern (1922-2007) apaixonou-se por elas aos 23 anos, quando trabalhava como datilógrafo em uma empresa comercial exportadora. Primeiro, viu um montinho na mesa de alguém. Enquanto segurava as pedras brilhantes e as passava com cuidado de uma mão para a outra, tomou uma decisão que mudaria não apenas o seu futuro, mas um setor inteiro. Era 1945 e foi o nascimento da HStern. Mais de 70 anos depois, a empresa agora é uma das mais conhecidas marcas de joias no mundo.

Começando com um pequeno negócio de compra e venda de pedras no centro do Rio de Janeiro, Hans expandiu rapidamente para fabricação de joias e lapidação de pedras preciosas. Pouco depois, abriu a primeira loja perto do porto, onde os viajantes mais ricos do mundo chegavam à bordo de navios de cruzeiro luxuosos. Em 1964, a revista Time publicou um artigo no qual chamou Hans Stern de “o rei das pedras coloridas”. Desde então, a empresa foi destaque muitas vezes em meios de comunicação como Financial Times, The New York Times, The Wall Street Journal, Reader’s Digest, Elle, Marie Claire e Vogue em muitos idiomas, Harper’s Bazaar, W, In Style, Tatler, Architectural Digest entre muitos outros. Os elogios da imprensa cresceram ao longo dos anos, de certa forma proporcionalmente ao crescimento da HStern. Hoje, as joias e os relógios da HStern estão presentes em uma rede de cerca de 120 lojas.

Porém, Hans Stern não apenas ampliou seus próprios negócios. Ele criou e promoveu o interesse internacional por pedras preciosas coloridas. Se não fosse ele, as águas-marinhas, as turmalinas, as ametistas e os topázios deslumbrantes não seriam tão valorizados atualmente. Antes de Hans, o mercado e o setor de joias finas concentravam-se exclusivamente em diamantes e nas chamadas pedras orientais – rubis, safiras e esmeraldas. Com os esforços de Hans, as “outras pedras preciosas coloridas” se tornaram desejáveis e passaram a ser denominadas “pedras coloridas brasileiras”, mesmo que não tivessem necessariamente sido encontradas no Brasil (embora o Brasil seja o maior produtor dessas pedras preciosas).

  • Anel de Ouro Nobre com diamantes da nova coleção da HStern, Flow(er)
  • Brincos longos de Ouro Nobre com diamantes
  • Pendente de Ouro Nobre com diamantes
  • Brincos de Ouro Nobre com diamantes


Espírito Pioneiro

Insatisfeito com a qualidade dos artesãos que encontrou no Brasil da década de 40, Hans convidou técnicos em lapidação e joalheria da Europa para trabalhar para a empresa. Sua preocupação com a qualidade tornou-se uma obsessão e, em 1947, levou-o a criar um Certificado de Garantia Internacional para comprovar a qualidade de suas joias.Na década de 50, Hans lançou uma série de estratégias inovadoras para atrair clientes entre os visitantes do Rio de Janeiro. Primeiro, uma visita guiada às oficinas foi implementada para oferecer aos visitantes uma visão geral completa, passo a passo, do delicado processo criativo.

Em 1958, a HStern foi a primeira joalheria na América Latina a estabelecer seu próprio laboratório gemológico. Cada pedra usada pela empresa passa pelo equipamento sofisticado e de última geração do laboratório e todos os testes estão em conformidade com os padrões rigorosos do GIA (Gemological Institute of America).

Muitas coisas ocorreram pela primeira vez

Em 1959, a HStern inovou novamente quando organizou o primeiro desfile de joias no Brasil. Dois anos depois, foi a única marca latino-americana a participar (por convite) da “Exposição de Joias Modernas” no Victoria and Albert Museum de Londres. Nos anos seguintes, a HStern ganhou vários prêmios de design e se tornou uma referência mundial em design de joias. Desde então, reis e rainhas, artistas, políticos e incontáveis celebridades fazem questão de visitar a sede mundial da HStern no Rio de Janeiro.

Em 1975, outra inovação: pela primeira vez, foi realizado um Trunk Show da HStern. A partir de então, uma vez por ano os clientes da marca têm a oportunidade de trazer suas peças de ouro não mais usadas e trocá-las, a um valor acima do estabelecido pelo mercado, como parte do pagamento pela compra de uma nova joia. A idéia foi tão bem-sucedida e popular que muitos outros joalheiros no Brasil (e no exterior) a copiaram.

Em 1982, Hans transferiu sua sede para um novo edifício em Ipanema. Foi o primeiro edifício já planejado para hospedar todas as áreas envolvidas em manufatura e varejo de joias finas: oficinas de ouriversaria e lapidação, laboratórios, instalações de treinamento, escritórios, museus, showrooms e muito mais. A atriz Brooke Shields compareceu à inauguração oficial e participou de uma feira de moda com objetivos beneficentes. No mesmo ano, Hans inaugurou um museu particular de pedras brutas, espécimes raros e criações premiadas. Este museu também hospeda sua impressionante coleção pessoal de turmalinas, com todas as tonalidades conhecidas dessa pedra incrível (a coleção tem mais de 1.100 pedras).

Porém, nada trouxe mais prestígio e visibilidade para a HStern do que o lançamento na década de 80 da coleção Catherine Deneuve, inspirada pela musa inesquecível do filme “A Bela da Tarde” de Bunuel. Em breve, as joias e as iniciais da musa, “CD”, gravadas em diamantes, foram vistas nos pescoços, nas orelhas e nos pulsos de mulheres estilosas do mundo inteiro. A HStern foi a primeira joalheria do mundo a lançar coleções inspiradas por celebridades famosas. Depois de Catherine Deneuve, a empresa lançou uma coleção com o artista plástico italiano Roberto Moriconi, que se sentou pessoalmente à bancada de joalheiro para esculpir e gravar cada peça exclusiva da coleção.

Design Criativo

Essas coleções foram as pioneiras de uma filosofia criativa que seria adotada e se tornaria parte do DNA da HStern na década seguinte: joalheria de design. Nos anos 90, sob a orientação de Roberto Stern, filho mais velho de Hans e presidente da empresa, a HStern passou por um processo de reestruturação abrangente. Na área de desenvolvimento de produtos, a empresa começou a observar e interpretar tendências de comportamento, estilo e moda, e continuou a lançar coleções inspiradas por diversas personalidades, como a consultora de moda e estilo Constanza Pascolato (1997), o músico Carlinhos Brown (1999), a artista Anna Bella Geiger (2000), os designers de móveis Fernando e Humberto Campana (2001), a estilista e ícone cultural Diane von Furstenberg (2004), o arquiteto Oscar Niemeyer e a companhia mineira de dança Grupo Corpo (2009). As mais recentes são uma coleção de anéis extraordinários inspirados no filme Alice no País das Maravilhas, da Disney e de Tim Burton, lançada em 2010, e duas coleções inspiradas no trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, lançadas em 2011 e 2018.

A HStern também cria inovações tecnológicas constantemente, com novas técnicas para lapidação e polimento de pedras preciosas. Para alcançar essas habilidades técnicas exclusivas, a equipe de design da HStern é desafiada regularmente para repensar processos estabelecidos e reaprender técnicas seculares de diferentes pontos de vista. Esses esforços culminaram, em 2004, no desenvolvimento e lançamento do “Stern Star”, um diamante com lapidação orgânica e assimétrica exclusiva, cujas facetas refletem a forma de uma estrela – assinatura visual da marca.

A empresa não foi menos inovadora em relógios. Em 1970, a HStern ganhou o Grand Prix de la Ville, de Genebra, com um relógio a quartzo (antes que megamarcas de relógios como a Citizen lançassem seus primeiros modelos com o mecanismo). O relógio ainda é parte dos arquivos do museu da empresa. A primeira coleção comercial de relógios – o Relógio Safira – foi lançada em 1986 e ainda é um dos itens mais vendidos da marca. Nas últimas décadas, a HStern investiu muito em pesquisa e desenvolvimento de relógios, implementando uma infra-estrutura de criação e fabricação, lançando coleções de relógios a quartzo e modelos automáticos na extensa coleção HStern Timepieces, que frequentemente ganha novidades.

Atualmente, Roberto Stern associa suas responsabilidades como presidente da HStern com sua paixão pelo lado criativo da empresa, concentrando-se em aspectos inovadores da presença da marca, marketing e desenvolvimento de produto. O segundo filho de Hans, Ronaldo Stern, é o vice-presidente e também um membro do conselho. Outros diretores os ajudam a promover a continuidade da administração, com uma equipe global de mais de 2.000 profissionais.

Linha do tempo:

1922
-  Hans Stern nasce em Essen, Alemanha.

1939 -  Hans Stern chega ao Brasil aos 17 anos

1945 -  Hans Stern inaugura a HStern, um escritório de venda de pedras preciosas.

1949 -  Abertura da loja no saguão de chegada de passageiros no Porto do Rio de Janeiro.

1951 -  A empresa começa a oferecer visitas guiadas à oficina, onde as pessoas podem observar o processo de produção de joias.

1958 -  Estabelecimento de um laboratório de pedras preciosas, o primeiro na América Latina.

1960 -  Expansão da empresa para os EUA e abertura da primeira loja em Nova York

1961 -  Única marca latino-americana a participar da “Exposição Internacional de Joias Modernas” no Victoria and Albert Museum de Londres.

1964 -  A empresa abre sua primeira loja na Europa, em Frankfurt, Alemanha.

1970 -  Grande Prêmio da Cidade de Genebra para o primeiro relógio da HStern.

1972 -  Prêmio Diamonds International – De Beers.

1975 -  A empresa organiza seu primeiro Trunk Show, no Rio de Janeiro, Brasil.

Prêmio Diamonds Today – De Beers

1976 -  Prêmio Diamonds Today – De Beers

1977 -  Prêmio Diamonds Today – De Beers

1978 -  Prêmio Diamonds Today – De Beers

1979 -  Prêmio Diamonds International – De Beers

1984 -  Lançamento da coleção Catherine Deneuve.

1986 -  Lançamento da família de relógios Safira;

Lançamento da coleção inspirada pelo famoso artista ítalo-brasileiro, Roberto Moriconi.

Prêmio Diamonds International – De Beers.

1988 -  Prêmio Diamonds International – De Beers.

1989 -  Prêmio da Cidade de Genebra – Design de Relógios - Suíça.

12º Grand Prix Platinum International Awards – Japão.

1990 -  Prêmio da Cidade de Genebra – Design de Joias - Suíça.

1993 -  Prêmio Diamonds Today – De Beers.

Fórum de Design 93 – Centro de Informações sobre Diamantes – São Paulo.

1994 -  Prêmio Diamonds International – De Beers.

1995 -  Lançamento da Coleção Mundial, para marcar o 50o aniversário da marca. A primeira coleção lançada simultaneamente em todo o mundo, batizada com nomes de mulheres.

1996 -  Prêmio Diamonds International – De Beers.

1997 -  A coleção Costanza Pascolato é lançada no Brasil, gerando, entre outros, alguns pilares do design da HStern como as coleções Pedras Roladas e Fogo.

1999 -  Lançada a coleção inspirada pelo famoso músico brasileiro, Carlinhos Brown – a linha Filaments, uma de suas divisões, tornou-se um design-ícone da HStern e uma campeã de vendas internacional.

1998 -  A família de relógios Form é lançada.

2000 -  Introdução do Ouro Nobre™, tonalidade do metal exclusiva da marca, intermediária entre o branco e o amarelo.

2001 -  A empresa abandona seu logotipo com inspiração gótica e adota um novo design moderno do artista gráfico inglês Neville Brody.

Lançamento da Coleção Campana (a linha inspirada pelos irmãos Fernando e Humberto, famosos designers de móveis e objetos de decoração).

A atriz Catherine Zeta-Jones usa colar com água-marinha de 50 quilates da coleção pessoal de Hans Stern na cerimônia do Oscar, criando uma tendência entre as estrelas de Hollywood que, a partir de então, passaram a procurar a marca para obter estilos inovadores e únicos.

2002 -  A família de relógios Sfera é lançada.

Sharon Stone usa brincos de diamantes da HStern no Oscar.

2003 -  Primeira participação na Feira Mundial de Relojoaria e Joalharia BASELWORLD e adoção de uma estratégia de crescimento através de parcerias de varejo em novos mercados.

Lançamento da família de relógios Les Mecaniques, com seus movimentos complicados, criação de Dubuois Depras.

A atriz Debra Messing usa brincos Primavera de turmalina cor-de-rosa da HStern no Emmy Awards, impulsionando um novo campeão de vendas para a HStern.

2004 -  Lançamento da coleção Diane von Furstenberg por HStern, em Nova York.

Lançamento da lapidação exclusiva de diamantes Stern Star no Brasil.

Lançamento da Coleção Stars – que se tornou uma assinatura da marca (stern significa estrela em alemão).

As atrizes Angelina Jolie e Liv Tyler, entre outras, escolhem joias espetaculares de diamantes da HStern para ir ao Oscar.

A supermodelo Kate Moss posa para a primeira campanha publicitária com celebridades da HStern.

2005 -  Pela primeira vez, a empresa tem presença com parceiros comerciais na Suíça, na Espanha, na Grécia, em Dubai, no Bahrain, na Turquia e no Reino Unido.

Abertura de novas butiques em Hamburgo (fechada em 2009), Alemanha; Cannes, França; Monterrey e Cidade do México.

A atriz e cantora Beyoncé Knowles usa brincos de esmeralda da HStern no Oscar.

A atriz Ashley Judd é o novo rosto da Campanha Publicitária HStern.

2006 -  Roberto Stern colabora com o famoso hairstylist Frederic Fekkai na criação da Coleção Zephyr, joias inspiradas pela beleza sem esforço da mulher moderna.

Inauguração da primeira butique da HStern em Moscou. Pontos de venda da marca são inaugurados na Bulgária, na Estônia, no Cazaquistão, na Polônia e em Madri.

2007 -  Hans Stern, fundador e presidente do conselho de administração da Joalheria HStern, morre no Rio de Janeiro. Roberto Stern é nomeado presidente da HStern. Uma nova loja da HStern é aberta no andar chamado “The Wonder Room” da loja de departamentos londrina Selfridges, ao lado das principais marcas de luxo do mundo; duas novas butiques são inauguradas em Moscou, Rússia.

2008 - Lançamento de uma nova coleção de joias inspirada no Grupo Corpo - companhia mineira de dança contemporânea.

Lançamento da Coleção HStern por Oscar Niemeyer no Brasil.

2009 - Lançamento da coleção DVF Sutra Watches no Brasil

Abertura de novas lojas em Las Vegas (The Crystals - City Center) e Canadá (La

Maison Ogilvy, em Montreal).

2010 - Lançamento da Coleção Alice, inspirada no filme Alice no País das Maravilhas, da Disney e Tim Burton.

Lançamento de uma nova linha de joias SUTRAS, assinada por Diane von Furstenberg.

Lançamento da Coleção Ancient America

Lançamento do relógio Nightwatch, inspirado no restauranter Rogerio Fasano.

2011 - Lançamento da nova coleção em homenagem ao multiartista Roberto Burle Marx.

Lançamento de campanha publicitária com a atriz Katie Holmes.

Lançamento das coleções Mya Maris e Íris, inspiradas na beleza abstrata do fundo do mar.

2012 -  Lançamento da coleção Arvorecer, inspirada numa antiga crença da mitologia nórdica segundo a qual uma grande árvore - conhecida como Yggdrasil - simbolizava o mundo; e tudo partia de suas raízes, tronco e copa.

Lançamento da Campanha Publicitária MyCollection com a modelo israelense Bar Refaeli em vídeo gravado em Nova York (Dia dos Namorados).

Lançamento da coleção Rock Season em São Paulo

Abertura da primeira loja da HStern em Belém no Pará – no Boulevard Shopping.

HStern inicia suas operações na Asia, abrindo as primeiras lojas em Xangai (China).

2013 - Lançamento da segunda edição da coleção HStern por Oscar Niemeyer em homenagem ao arquiteto.

Lançamento da Coleção Jogo de Cartas, inspirada na riqueza de detalhes e mistério das cartas do baralho.

Lançamento de campanha publicitária com a atriz alemã Diane Kruger.

Lançamento de uma coleção exclusiva de óculos de sol HStern.

2014 - Lançamento da coleção As Viagens – Uma homenagem a Marco Polo.

HStern abre as comemorações dos seus 70 anos realizando a exposição Ouro – O fio que costura a arte do Brasil no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. A mostra reúne obras de arte de diversos artistas contemporâneos e joias da marca desenvolvidas em colaborações com artistas multidisciplinares, que usam o metal precioso como expressão.

2015 -  Reinauguração da loja da Fifth Avenue, em Nova York, após grande renovação com projeto arquitetônico exclusivo, assinado por Arthur Casas.

Lançamento da coleção Genesis HStern e campanha publicitária comemorativa dos 70 anos da marca, com as top models Carol Trentini, Carol Ribeiro e Bar Refaeli.

2016 -  A prestigiada editora francesa Assouline lança o livro HStern, que revela os processos criativos da joalheria.

Lançamento da coleção Pérolas do Genesis

A badalada modelo e atriz britânica Cara Delevigne usa joias das coleções Stars e Genesis HStern na premiere de Suicide Square.

Lançamento da Coleção Assinatura HS

2017 -  A HStern concebeu a Coroa Jubilar para a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo encontro completa 300 anos em 2017.

Lançamento da campanha e coleção de joias SimpleChic, uma aposta na beleza natural feminina e no encanto das formas simples e minimalistas.

2018 -  A arte multifacetada de Roberto Burle Marx inspira uma coleção de joias que mistura curvas e formas geométricas, ao estilo Modernista.

Campanha da MyCollection, a versão mais jovem e casual da HStern, estrelada por Sasha Meneghel.

Os fios da Seda inspiram a criação de uma coleção de joias tecidas em fios de ouro, com campanha assinada pelo artista plástico Antonio Bokel.

2019 -  A atriz Bruna Marquezine é a nova estrela das campanhas publicitárias HStern.

                                                                                                
Fonte: Assessoria de Imprensa HStern.

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