Slide background

Receba em primeira mão informações sobre eventos, feiras, cursos, palestras e muito mais!

Já vai embora?

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

Joyá reúne designers da nova geração com proposta diferenciada de joalheria

Grife que reúne uma nova geração de joalheiros em um espaço despojado e acolhedor na Galeria Forum, em Ipanema, a Joyá, que completa oito anos em abril, nasceu da vontade da empresária Lara Mader de abrir uma joalheria com uma proposta diferente. Desde que se formou em Design de Joias na Veiga de Almeida, há cerca de dez anos, ela pensava em abrir um espaço alternativo para quem gosta de joias e convidativo para o público em geral. “Eu quase me sentia intimidada em entrar nas joalherias tradicionais, para mim, elas não eram acolhedoras. Por isso, desde o início, quis ter uma loja diferente, mais moderna e que refletisse o espírito carioca. Um lugar em que as pessoas que estivesse passando do lado de fora se sentissem à vontade para entrar”, contou. 

Com esta proposta, Lara reuniu, inicialmente, um grupo de dez pessoas. “Não poderia tocar o projeto sozinha, então convidei alguns designers para criarmos juntos a Joyá. Acredito que trabalhar em conjunto é sempre melhor”, contou. Ao longo do tempo, o grupo foi reduzindo, e, hoje, o time da Joyá conta, além de Lara, com Denise Queiroz, Camila Herzfeldt e Kilaqua. 

Muitos talentos já passaram pela casa, como Silvia Beildeck, Diogo Dalloz e Felipe Patusco. “Fico feliz por cada um que cresceu com a Joyá e partiu para o trabalho solo. Eu gosto de estar junto. Fico todo dia na loja, não consigo não estar. Converso com os clientes, alguns às vezes vêm só para bater papo. É isso que faz a Joyá ser o que ela é”, contou a empresária, associada da Ajorio desde 2011.

Joyaloja

Para criar este novo padrão de joalheria, Lara apostou em um projeto arquitetônico que remete ao ambiente de uma galeria de arte. A mesa redonda, no  centro da loja, tem a finalidade de fazer as pessoas interagirem. Outro diferencial está na maneira como as peças estão expostas nas vitrines voadoras, junto às paredes pintadas duas vezes pelo artista plástico Samina, que traz o urbano para dentro do espaço da loja. No coração de Ipanema, a Joyá é o tipo de estabelecimento que se pode ir depois de tomar um sorvete na saída da praia, e se sentir à vontade para escolher uma joia bem ao estilo carioca. Veja no editorial da última edição do guia É do Rio! algumas peças dos designers da Joyá: https://www.sistemaajorio.com.br/web/index.php/servicos/guia-form-criadores

Trajetória

Nascida em Teresópolis, Lara mostrou vocação para o empreendedorismo desde a época da escola, quando começou a trabalhar com bijuterias ao lado da irmã, Cora. Logo, a dupla já era conhecida como fornecedora para as lojas da cidade serrana. 

Ao terminar o Ensino Médio, Lara decidiu vir para o Rio para estudar no novo curso de Design de Joias que a Universidade Veiga de Almeida estava oferecendo na época. Desde então, apaixonou-se pelo mundo da joalheria, tornando-se uma das designers mais criativas de sua geração, além de comandar a loja responsável por alavancar a carreira dos novos talentos da joalheria carioca. 

Lara Mader anel opala brutaLara Mader - Anel Formigueiro - Prata 950 e opala bruta

Com a experiência da época das bijuterias, Lara conseguiu dar conta de todo o processo da loja, desde a produção até ao atendimento ao cliente. Já a transição das bijuterias para a joalheria veio com a faculdade. “São formas muito diferentes de criar. O que me encantou na joalheria é a transformação do material bruto em um objeto que pode ficar tão lindo no final. Também gosto de poder fazer parte de momentos especiais na vida das pessoas, que são marcados pela joia. Coisas que vão te emocionar, como fazer a joia do casamento de uma amiga”, contou. 

Alianças Romeu e Julieta

Alianças Romeu e Julieta - ouro 18k e prata 950

E bota lindeza nisso! Lara costuma trabalhar com a prata, que por suas caraterísticas se adequam melhor a linha de joias que ela gosta de criar, carregando mais no metal. Ela também confessa uma paixão pelas opalas, e conta o segredo de sua receita. “Tento misturar pedras preciosas com materiais mais acessíveis. A joia tem que ser para todos”, prega. 

Anel Opalas e forminguinhas AriAnel Formigueiro

Temas lúdicos são uma característica marcante no trabalho de Lara. Suas séries sobre bichinhos fazem enorme sucesso, e já brilharam em diversos editoriais de moda. “Eu procuro trazer para o dia a dia a fantasia. Minhas joias são divertidas e românticas. Cada coleção tem a ver com o meu momento”, contou. 

Anel Greg KingAnel Greg King

A trajetória dos bichinhos começou com o anel Greg King, um simpático sapinho em prata e pedras preciosas, primeira peça desta linha que Lara comercializou. “Eu pensei na história do príncipe encantado, mas para conhecer o príncipe, primeiro tem que passar pelo sapo”, brincou. O amor pelos bichos foi o que levou a joalheira, que se não seguisse a profissão seria veterinária, a transformá-los em joias. Lara já criou peças de borboleta, unicórnio, joaninha, bulldog francês e girafa, todos batizados com nomes fofos.  Recentemente, o anel da hipopótamo Charlotte e o da girafa Alika Bakitha foram selecionados para a exposição Artistar Jewels, (https://www.instagram.com/artistarjewels/)

Charlotte

Anel Charlotte

Anel Alika

Alika Bakitha

As joias da Lara estão em diversos figurinos das novelas e programas da Rede Globo, como o Mais Você, da Ana Maria Braga, fã das peças da designer. Na atual trama das sete, O Tempo não para, a personagem Marocas, interpretada por Juliana Paiva, já usou o brinco Mythos bebê em água marinha e as alianças Lunar, além de dois anéis de noivado exclusivos.  

Coleção MythosColeção Mythos

Quem é quem na Joyá

Kiláqua – Apaixonado por gemas, João Paulo Camargo busca em suas criações homenageá-las com um design contemporâneo e minimalista. As Pérolas do Tahiti são sua maior fonte de inspiração, devido a sua intima relação com a Polinésia francesa. Fazendo o couro e a seda se acasalarem com as pérolas, os metais cortejarem as gemas, suas jóias retratam com poesia, a sensibilidade da preciosidade.


Brincos KilaquaBrinco Frisa - Prata 925 com banho de ródio e pérolas Biwa

Denise Queiroz – com formação em Arquitetura, faz uma joalheria mais estruturada com predominância das formas em jogo de linhas retas e curvas. Procura aliar conceito, beleza e originalidade em todas as suas criações. O jogo de contrastes de cores, materiais e texturas ditam um estilo próprio.


Gargantilha Orla Denise QueirozGargantilha Orla em Prata 950

Camila Herzfeldt – Mistura o estilo alemão com um quê do estilo brasileiro. Mistura texturas e banhos em peças com muito volume e pouco peso. Trouxe conceitos diferentes para o mercado, como a mistura da seda com a prata oxidada. Segue uma linha romântica e traços orgânicos, com fluidez nos detalhes ondulados e o classicismo juntos em peças pensadas em ouro rose, amarelo, ródio negro e prata. 


Brincos Mimosa Camila Herzfeldt

 Coleção Mimosa - Prata 850 e dolomita

Lara Mader - apresenta suas criações inspiradas nos mais diferentes universos. Sapinhos, borboletas, cupcakes  e caveiras transformam-se em joias produzidas em ouro e prata com detalhes em pedras e pérolas.  Cada peça é desenvolvida através de um cuidadoso processo em que técnica, criatividade e bom gosto determinam sua qualidade. A busca por novas possibilidades resulta em coleções que valorizam o estilo próprio de cada mulher.


Anel Lara MaderColeção Lagos - Prata 950 e Opala Doublet







Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.
Você é empresário do setor de joias e bijuterias?

Instagram Feed

POSTS RECENTES

 

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.

Você é empresário do setor de joias e bijuterias?