Slide background

Receba em primeira mão informações sobre eventos, feiras, cursos, palestras e muito mais!

Já vai embora?

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

Cores de Yrys Albuquerque

Apaixonada por criação, Yrys Albuquerque deu uma guinada na carreira ao migrar do mundo da moda, no qual atuou por 20 anos na área de desenvolvimento de produtos, para entrar de corpo e alma na joalheria. O movimento, no entanto, não foi assim tão brusco. “Foi uma mudança na minha vida, mas nunca deixei a moda, que continua sendo uma influência forte no meu processo de criação. Sempre gostei de joias e queria fazer algo que me desse mais liberdade para criar, por isso escolhi a joalheria”, contou a designer, que, em 2003, deu vida à Yrys Albuquerque Joias Exclusivas


primeira coleção stardust 5Coleção Stardust

Associada da Ajorio, Yrys fez diversos cursos na instituição para se aperfeiçoar no ofício, como design de joias, ourivesaria e identificação de diamantes. Foi na Ajorio, também, que consolidou parcerias preciosas com diamantários de Nova York, fornecedores de pedras brasileiras e com o ourives com quem trabalha até hoje e divide parte do seu sucesso. 

colares para o verão 3Modelo gravatinha para o verão

Nascida em Minas Gerais, Yrys vive no Rio desde criança, e faz esta mistura criativa entre a terra que é o berço das pedras, e o design típico do lifestyle carioca. “Adoro ser mineira”, confessa a joalheira que busca na cultura brasileira e nas viagens que faz pelo mundo inspiração para seu trabalho. A produção é toda artesanal, com alto rigor de qualidade, em joias que prezam pelo movimento e pelo conforto.  

Pulseira coralBracelete da coleção Lótus

A moda continua sendo uma influência forte no trabalho de Yrys, que gosta de observar as tendências quando pensa nas suas criações. As pedras coloridas são um prato cheio para as combinações que ela faz seguindo os padrões clássicos do mundo fashion. Joias feitas com opala de fogo e ametistas, por exemplo, fazem referência ao laranja e roxo presente nas roupas do estilista Yves Saint Laurent, reconhecido por ter tido a melhor noção de cores entre os artistas de sua geração.  “Gosto de combinar as cores com esta pegada da moda”, contou. 

Brinco opala de fogo com ametistaBrinco opala de fogo e ametista

Outra combinação que Yrys gosta muito é da esmeralda, com tanzanita e safira. “É uma criação clássica da moda, um casamento perfeito de cores”, completou. As combinações de pedras conferem um design diferenciado ao trabalho de Yrys, e tornaram-se a marca registrada de suas criações.

Brincos Stardust 6

Para o verão 2019, Yrys desenvolveu colares em fios com pedras e pérolas, que harmonizam o azul do lápis lazuli com pérolas negras, por exemplo. Há também versões com pérolas roses e brancas. “Os colares podem ser usados de diversas maneiras e resultam em produções muito bonitas”, contou. 

colar verao 1Lápis Lazuli e pérolas negras

colaresOpções de uso

Outra linha que a designer gosta muito de trabalhar é a coleção Fé e Proteção, com peças como o colar Salmo 23 e o pendente Santíssima Trindade, em ouro 18k e diamantes. 

colar salmo 23Colar Salmo 23

Santíssima TrindadePendente Santíssima Trindade

Opalas

As opalas formam um capítulo à parte na trajetória da designer. Foram graças a elas que sua carreira deu um salto, quando desenvolveu uma coleção com opalas de fogo descobertas em um mina de cobre e níquel no norte do Pará. “Os empresários encontraram um veio de opala de fogo e me convidaram para desenvolver as joias”, contou.  

anel opala de fogo e diamante chocolateBrinco opala de fogo e diamante chocolate

O sucesso da coleção, lançada entre 2010 e 2012, fez com que a designer se tornasse referência em joias com esta gema. “Até hoje faço muita joia com opala. São joias que trazem a identidade brasileira, com pedras originárias da região Norte que misturo com outras pedras brasileiras”, contou.

brinco ágata negra e ouroArgola Sybelle

Mesmo com o suceso das opalas, Yrys não esconde sua predileção pelos diamantes. “Amo diamantes, mas é difícil para trabalhar no nosso mercado. A tendência da brasileira é comprar joias mais contemporâneas, que possam ser usadas ao longo do dia, desde o almoço de trabalho até um jantar mais formal”, explicou. 

brinco comprido de ouroBrinco Soffy, ouro amarelo e diamantes

As outras pedras que ela gosta de trabalhar são o topázio imperial, turmalinas-paraíba, rubelitas e rubis. “Gosto de tudo. Para mim, a joalheria é como se estivesse brincando e ainda ganho dinheiro com isso”, contou a designer, que tem atelier no Leblon e vende pela loja online Yrys Albuquerque. Suas peças também podem ser encontradas na plataforma internacional de venda de joias JewelStreet.

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.
Você é empresário do setor de joias e bijuterias?

Instagram Feed

POSTS RECENTES

 

Assine nossa News

Informe seu melhor email para receber as últimas notícias do setor de joias e bijuterias.

Você é empresário do setor de joias e bijuterias?