O time da Ajorio ganhou reforços de peso no primeiro semestre de 2018, com a entrada de nove associados dos mais diversos segmentos. Da joalheria contemporânea da Fontú, passando pelo estilo boho do Atelier Pepita, ou casual carioca de Iriana Tortori, até a impressão 3D da Delta Thinkers, foram muitas as novidades que chegaram para encher os olhos e crescer junto com a Ajorio. “Quanto mais empresas se unirem, maior será nossa representatividade e capacidade de atender às demandas individuais e coletivas do setor”, comemorou a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade.
A arte de Lívia Canuto, o romantismo de Lúcia Perrone, a sofisticação de Ronaldo Barbosa, a produção para o atacado da Espaço Bijoux e a sustentabilidade da Etc Carioca completam a seleção de craques que entraram no campo da Ajorio. Para Angela, a diversidade das marcas mostra a vitalidade do setor e as múltiplas possibilidades que ele oferece. “Tivemos uma queda de associados no último ano devido à crise que atingiu todas as áreas da economia. Mas estamos recuperando o fôlego, e a chegada dos novos associados nos enche de motivação e alegria. São nomes fortes, cada um com sua própria identidade, e que vêm para somar”, comentou.
Pioneira em impressão 3D para a joalheria, a Delta Thinkers chegou à Ajorio no começo do ano e já realizou uma palestra, seguida de visita à empresa, sobre o uso desta tecnologia. A Delta presta o serviço de prototipagem rápida para diversos ateliês, além de oferecer o design personalizado de joias para o varejo. Os sócios da empresa pesquisam novos materiais para uso na impressão e fecharam parceria com uma empresa holandesa para implementar plataformas de personalização de joias em lojas e pontos de venda.
Com larga experiência no setor joalheiro, Ronaldo Barbosa lançou sua própria marca recentemente. Com formação em arquitetura, busca a sofisticação e a elegância da forma em suas criações. Suas peças estão na loja virtual Ronaldo Barbosa, que entrou no ar em julho, e nas redes sociais.
As bijuterias de Iriana Tortori levam um pedacinho do Rio de Janeiro para o consumidor. A cidade é uma inspiração marcante em seu trabalho, no qual privilegia o estilo casual com o frescor da jovialidade. Suas peças são cheias de significados, com elementos concretos inspirados em seu cotidiano e palavras com mensagens de positividade. Apaixonada por tecnologia, mantém o e-commerce Iriana Tortori e também vende na Parceria Carioca.
A criação de Lúcia Perrone segue um estilo mais delicado e romântico. De origem italiana, a designer sempre gostou de montar bijuterias, até fazer um curso de design de joias na Itália e trocar o Direito pela joalheria. Sua produção está no coletivo Qrafti, na fábrica da Bhering, em exposição nos fins de semana. Em setembro, está programada a realização de um desfile com as marcas que fazem parte do coletivo.
Lívia Canuto encontrou na joalheria a expressão ideal para unir sua paixão pela escultura com o design gráfico, suas duas formações. Seu objetivo é dar um novo valor à joia, em que o material não importa tanto, mas sim o design e o conceito. Estudou joalheria contemporânea em Portugal, e desde então passou a investir na marca realizando uma exposição por ano com temas ligados ao Brasil, como o Sertão, seu primeiro trabalho em 2002. Em 2009 abriu sua escola no Leblon, e em 2014, sua primeira loja no Shopping da Gávea. No começo deste ano, iniciou o projeto de trazer um artista plástico à loja para expor e falar sobre seu processo criativo para clientes e alunos.
Formada em Design de joias na Malásia, Thatiana Foutoura criou a Fontú, marca de joalheria contemporânea em que se destacam as pedras brutas ou com lapidações especiais. Ela se define como uma marca brasileira para mulheres sem idade, com espírito jovem e sofisticação. As joias em prata são feitas à mão e pensadas uma a uma pela designer, que costuma garimpar suas pedras pelo mundo, principalmente no Sudeste Asiático. Hoje, a Fontú tem três pontos de venda: Dona Coisa, no Jardim Botânico, o site Bazzah e o Instagram.
Com loja no Shopping Fashion Mall, o Atelier Pepita também fornece para cerca de 10 lojistas em cidades como Brasília, Juiz de Fora e Uberlândia. A marca das irmãs Fernanda e Thaís Salim começou em 2012 e se identifica com o estilo boho, ou seja, peças despojadas que misturam vários estilos, como o hippie, o boêmio e o folk. O Atelier Pepita desenvolve peças exclusivas, personalizadas e totalmente feitas à mão.
A Espaço Bijoux é uma fábrica de acessórios em Nova Iguaçu que vende no atacado para mais de 150 lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Fundada há 13 anos pelo casal Fábio Monteiro da Silva e Kellen Cristina dos Santos Campos, a empresa tem origem familiar. Ambos são autodidatas, e aprenderam com os pais tudo sobre produção e design de bijuterias. Kellen é responsável pela criação, em que prioriza uma linha atemporal, em metal liso, moderno e que preserva a identidade da fabricante. Hoje, a Espaço Bijoux produz cerca de 150 mil itens por mês, entre bijuterias feitas em prata, banho de prata, couro e resina, e também peças como fivelas para roupas e biquínis.
Tendo a sustentabilidade como norte, a Etc Carioca faz bijuterias com lascas de pedras naturais de descarte, como cristal, ágata, quartzo, citrino, pirita, água marinha, jade e ametista. A marca nasceu há três anos pelas mãos da designer Amanda Brollo, que começou a fazer as peças com as pedras que sua mãe costumava comprar diretamente nas pedreiras. A marca se sustenta em três pilares: o reaproveitamento de materiais, a fabricação local e a atemporalidade das peças. Segundo Adriana, todo trabalho é desenvolvido tendo como princípio o conceito slowfashion, estimulando o consumo sustentável, consciente e responsável.