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Pingentes de criança estão entre as joias mais vendidas no Dia das Mães

Engana-se quem imagina que os pingentes de criança saíram de moda. Ao contrário, nesta época do ano, próximo ao Dia das Mães, eles são um dos itens mais vendidos pelas joalherias, segundo levantamento realizado pela Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio). De acordo com a presidente da entidade, Carla Pinheiro, este tipo de joia configura uma tendência de consumo que surgiu por volta da década de 60 e que ainda se mantém atual. “Eu acredito que os pingentes de menino e menina sempre vão fazer parte do desejo de consumo no mundo da joalheria, porque representam um rito de passagem, e como tal tomaram o seu lugar no imaginário coletivo”, explicou. 


art lev bonequinho
 Art Lev - Pingente em ouro ou prata.


Para Carla, o simbolismo do pingente está no desejo da mãe de possuir o filho perto do seu peito, assim como de pais e avós, que usam os pingentes representando os netos. “Este sentimento nunca deixou de existir. Desde o século passado, conferimos esta tendência, que acabou se tornando uma tradição, da mulher quando se torna mãe usar o pingente como símbolo do amor pelo filho, podendo carregá-lo sempre perto do seu peito”, relatou. 

Desde então, o pingente foi ganhando diversas formas, desde as mais tradicionais até as mais estilizadas. “No mercado de joias, podemos encontrar pingentes muito luxuosos, repletos de diamantes, até os de crianças descoladas, que refletem os gostos dos pais, como seus esportes favoritos, suas religiões. Brincadeiras, cartuns e às vezes até a família inteira também são representados nas joias”, descreveu Carla. 

Lafry bonequinho
Lafry - Pingente Menina com Balões em Ouro 18k

A Lafry Joias, por exemplo, tem pingentes para todos os gostos, como a menina ou o menino com balão e versões com diamante ou placas para gravar o nome. 

Na A.Costa, os pingentes de ouro amarelo são os mais procurados, com opção de brilhante. A joalheria também produz com ouro branco e usa gemas brasileiras como diferencial, turmalina rosa para menina e água marinha para o menino. Conforme a família vai crescendo, mais cores são incorporadas: água marinha verde para o segundo menino e diferentes tons de turmalina rosa para as meninas. 

 ACosta bonequinho

 A.Costa. Pingente Menina/menino - em ouro amarelo 18k com
gemas preciosas naturais, turmalina rosa ou água marinha.

 

À venda na Joyá, na Galeria Fórum Ipanema, os pingentes da designer Denise Queiroz são em ouro amarelo e com diamantes na versão menina. 

Já a Creative Brazil colocou os bonequinhos em um delicado relicário com pérolas, e a Odara apostou no ouro branco 18k com água-marinha ou berilo rosa. 

 Denise Queiroz bonequinho
 Denise Queiroz - Pingente Menino, em ouro amarelo 18k e 
Pingente Menina, em ouro amarelo 18k e diamantes de 0,5pt.

 

 

 

 



Aumento de vendas 

A Ajorio prevê crescimento nas vendas de 6% no Dia das Mães, motivado pela percepção de melhora na economia que deverá movimentar o comércio de forma geral. Segundo Carla Pinheiro, números do setor divulgados pela Firjan já indicavam que este ano seria de retomada. “Os empresários estão confiantes e a nossa expectativa é de que teremos um volume de vendas maior do que o do ano passado. Pesquisas mostram que a melhora no cenário econômico deverá aquecer a data”, avalia. 

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 Creative Brazil - Pingentes de bonequinhos
num relicário com perolas.

Carla acredita que, mesmo com a entrada dos eletrônicos na lista de desejos das mães, a joia não perde seu lugar. “A joia está associada ao amor, ao afeto, à perenidade. Ela tem atributos que são caros aos padrões de consumo atuais, como o fato de não ser descartável, de fazer parte de uma economia circular e poder ser compartilhada. A joia passa de mãe para filha e representa toda a emoção da data”, defende. 

Além dos pingentes, as pérolas e os relógios também estão entre os presentes clássicos desta época. “São peças que representam a tradição e sempre agradam”, diz. 

Odara bonequinho
Odara - Pingentes em ouro branco 18k.



Segundo a diretora-executiva da Ajorio, Angela Andrade, o comércio eletrônico de joias e bijuterias também será favorecido. “Muitos empresários estão migrando para o ambiente virtual, com e-commerces bem estruturados, principalmente entre as pequenas empresas. A procura por joalherias nos dispositivos eletrônicos já aumentou em função do Dia das Mães, o que irá se reverter em crescimento no volume de vendas”, avalia. 



Grevil bonequinho
Grevil - Relógio Coleção Sophie

A Ajorio representa os interesses de toda a cadeia produtiva de joias, bijuterias e afins, que comporta cerca de 3 mil empresas no estado, e atua por meio de parcerias com o poder público e instituições como o Sebrae/RJ e Firjan. Filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), a Ajorio possui sede própria e seu orçamento é composto pelo pagamento de contribuições dos associados, além de parte de recursos provenientes dos sindicados que compõem o Sistema Ajorio. 

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