barra

APL Joia Carioca

JOIA CACARIOCA - SEBRAE - AJORIO 1

O Arranjo Produtivo Local de Joias e Bijuterias - APL Joia Carioca é uma iniciativa conjunta do SEBRAE/RJ e da AJORIO em parceria com outras instituições relevantes para o setor de joias e bijuterias no Estado: Sindijoias/RJ, SNCAPP, IBGM, Sistema FIRJAN, Governo do Estado (pela SEDEIS), Fecomércio, SENAC Rio, PUC-Rio e INT. O Joia Carioca foi lançado em dezembro de 2004 e opera desde 2005. 

Por que um APL de Joias e Bijuterias?

São múltiplas as razões que apontaram para a formação do APL Joia Carioca e contribuem permanentemente para a sua consolidação, o seu crescimento e fortalecimento. Entre elas, destacam-se as seguintes:

  • O Rio de Janeiro foi o berço da indústria joalheira no Brasil;
  • Grandes empresas do setor joalheiro aqui se estabeleceram e se desenvolveram ao longo de décadas e daqui se lançaram a outros estados; algumas, até mesmo ao exterior, fazendo do Rio o responsável por mais de 70% das exportações do setor. Por outro lado, um expressivo número de MPMEs opera no estado e atende a uma demanda que faz dele o segundo maior mercado de joias e afins, respondendo por cerca de um quarto das vendas nacionais desses produtos.
  • O Estado do Rio conta com a presença de importantes instituições envolvidas com o setor joalheiro – universidades, escolas técnicas, centros de pesquisa, incubadoras de design etc., assim oferecendo ambiente propício à estruturação do APL com base factual naturalmente gerada, configurando uma verdadeira “vocação” regional;
  • Não menos relevante que todas as razões precedentes, há já no Rio uma estrutura bem definida, e atuante, de liderança e coordenação do setor de joias e afins.

Objetivo

O objetivo do APL Joia Carioca é ampliar e fortalecer as empresas participantes junto aos seus mercados, por meio da excelência de gestão e do desenvolvimento de produtos com design e valor agregado, visando a que se tornem referências no Brasil e no exterior.

Público-alvo

O público-alvo é bem definido: são os microempreendedores individuais e as MPMEs que produzem e vendem joias, bijuterias e produtos afins no Estado do Rio.

Eixos Estratégicos

Em busca de eficiência máxima, o APL Joia Carioca estruturou suas atividades em torno de sete eixos estratégicos, que são visitados a seguir.

O primeiro deles é o mais básico e por isso essencial: a capacitação das empresas do setor. Com esse objetivo, uma gama variada de ações foi levada a cabo ao longo dos anos, algumas com caráter de “campanha” de duração limitada, outras de forma permanente. O segundo eixo é o acesso às tecnologias necessárias ao setor em seus vários segmentos, representado pela oferta de infraestrutura de apoio. Outro relevante componente da estratégia de atuação do APL Joia Carioca é representado pela consolidação do design de todo o composto mercadológico do produto – em especial, mas não unicamente, joias, bijuterias, relógios e suas embalagens. O APL elevou essa atividade ao patamar de processo criativo, iniciado pela investigação estratégica de tendências de consumo e sua comunicação, através de eventos programados e publicações especializadas. A atividade comercial, obviamente, é fundamental a qualquer setor econômico e a ela se voltam muitas ações que podem ser agrupadas sob a denominação geral de acesso aos mercados interno e externo. Executadas ora em caráter oportunístico, com aproveitamento de um evento a que se ligam, ora em modalidade que se repete a intervalos regulares de tempo, tais ações são sempre cotejadas e decididas contra o pano de fundo da estratégia geral do APL. Em alguns desses eventos, a atividade comercial é ostensiva; em outros, reveste-se discretamente de roupagem de promoção institucional.

Ações de marketing setorial compõem o quinto eixo estratégico por onde evolui o APL. São ações empreendidas e ferramentas utilizadas em suporte, em última instância, à função comercial dos participantes. Aqui se compreendem atividades de assessoria de comunicação empresarial (desde 2008); o site hospedado no portal do Sistema AJORIO na web; e-mail marketing; informativos impressos e em meio eletrônico; presença nas redes sociais. O fomento à intersetorialidade, sexto eixo estratégico, é representado pelo incentivo à participação em iniciativas de característica multissetorial.

Finalmente, o gerenciamento estratégico e operacional do projeto constitui, ele próprio, um sétimo e último eixo tão relevante como os demais, pelo alcance de certas medidas aí contempladas. Citam-se, principalmente: o monitoramento do ambiente de negócios para o setor, no Brasil e no exterior, combinado com a “inteligência competitiva” que transforma dados em informações e leva ao estágio do conhecimento; a disseminação de informações relevantes ao setor; o sistema gerencial integrado, que permite respostas rápidas e capacita os gestores à melhor tomada de decisões; os planos anuais de trabalho; o acompanhamento semanal das ações; a operacionalização das ações planejadas; o controle financeiro e a prestação de contas às fontes financiadoras; etc.

Histórico de Convênios

O APL Joia Carioca foi lançado em dezembro de 2004 e opera desde 2005. Criado por um convênio entre o SEBRAE e a AJORIO, é mantido pela sucessiva renovação desse convênio ou pela celebração de novos, por vezes com ampliação de escopo. Uma primeira renovação ocorreu em 2007. Dois anos mais tarde, a versão de 2009 incorporou o segmento das bijuterias. Novos instrumentos foram assinados em 2010 (nº 0195/10), em 2011 (nº 0253/11) e 2013, quando o convênio 0034/13 estendeu a 31 de dezembro do mesmo ano e, posteriormente, a fevereiro de 2014 as disposições que regulam o Joia Carioca. Espera-se que os resultados futuros do APL encorajem a celebração de novos acordos que permitam a continuidade das ações.

Conquistas

A eficácia do modelo adotado pelo APL Joia Carioca é comprovada por conquistas concretas em favor de seus participantes. Dessas, as principais são as seguintes:

  • Alterações positivas no perfil das empresas participantes do APL, evidenciadas por fatores tais como:
  1. Incremento do faturamento anual médio das empresas;
  2. Crescimento do número de empresas que empregam técnicas modernas de gestão;
  3. Crescimento do porte médio das empresas, medido por número de empregados.
  • Representação político-institucional do setor fortalecida em âmbitos estadual e nacional: dirigentes de entidades de classe e executivos ligados ao APL têm assento em importantes órgãos de entidades públicas e privadas.
  • Governança setorial bem estabelecida. As partes signatárias dos convênios que dão vida e substância ao APL Joia Carioca são legítimos representantes das partes empresariais interessadas. De um lado, o SEBRAE RJ é o parceiro por excelência dos pequenos negócios no estado. Lembre-se o fato de que nessa categoria se enquadram 90% das empresas do setor joalheiro. De outro lado, o Sistema AJORIO - constituído pela Associação e quatro sindicatos patronais - é referência para os profissionais e as empresas do setor, no Rio de Janeiro. Os demais parceiros dão o devido arremate ao modelo de governança que prima pela transparência, equidade e participação de todos em busca do objetivo comum. São eles: o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS; a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio; a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN; o IBGM; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e o Instituto Nacional de Tecnologia – INT.


Clique aqui para ler notícias sobre o APL Joia Carioca.

Sistema AJORIO

sistem ajorio

Principais Parceiros

parceiros2013

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco