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APL Joia Carioca

JOIA CACARIOCA - SEBRAE - AJORIO 1

O Arranjo Produtivo Local de Joias e Bijuterias - APL Joia Carioca é uma iniciativa conjunta do SEBRAE/RJ e da AJORIO em parceria com outras instituições relevantes para o setor de joias e bijuterias no Estado: Sindijoias/RJ, SNCAPP, IBGM, Sistema FIRJAN, Governo do Estado (pela SEDEIS), Fecomércio, SENAC Rio, PUC-Rio e INT. O Joia Carioca foi lançado em dezembro de 2004 e opera desde 2005. 

Por que um APL de Joias e Bijuterias?

São múltiplas as razões que apontaram para a formação do APL Joia Carioca e contribuem permanentemente para a sua consolidação, o seu crescimento e fortalecimento. Entre elas, destacam-se as seguintes:

  • O Rio de Janeiro foi o berço da indústria joalheira no Brasil;
  • Grandes empresas do setor joalheiro aqui se estabeleceram e se desenvolveram ao longo de décadas e daqui se lançaram a outros estados; algumas, até mesmo ao exterior, fazendo do Rio o responsável por mais de 70% das exportações do setor. Por outro lado, um expressivo número de MPMEs opera no estado e atende a uma demanda que faz dele o segundo maior mercado de joias e afins, respondendo por cerca de um quarto das vendas nacionais desses produtos.
  • O Estado do Rio conta com a presença de importantes instituições envolvidas com o setor joalheiro – universidades, escolas técnicas, centros de pesquisa, incubadoras de design etc., assim oferecendo ambiente propício à estruturação do APL com base factual naturalmente gerada, configurando uma verdadeira “vocação” regional;
  • Não menos relevante que todas as razões precedentes, há já no Rio uma estrutura bem definida, e atuante, de liderança e coordenação do setor de joias e afins.

Objetivo

O objetivo do APL Joia Carioca é ampliar e fortalecer as empresas participantes junto aos seus mercados, por meio da excelência de gestão e do desenvolvimento de produtos com design e valor agregado, visando a que se tornem referências no Brasil e no exterior.

Público-alvo

O público-alvo é bem definido: são os microempreendedores individuais e as MPMEs que produzem e vendem joias, bijuterias e produtos afins no Estado do Rio.

Eixos Estratégicos

Em busca de eficiência máxima, o APL Joia Carioca estruturou suas atividades em torno de sete eixos estratégicos, que são visitados a seguir.

O primeiro deles é o mais básico e por isso essencial: a capacitação das empresas do setor. Com esse objetivo, uma gama variada de ações foi levada a cabo ao longo dos anos, algumas com caráter de “campanha” de duração limitada, outras de forma permanente. O segundo eixo é o acesso às tecnologias necessárias ao setor em seus vários segmentos, representado pela oferta de infraestrutura de apoio. Outro relevante componente da estratégia de atuação do APL Joia Carioca é representado pela consolidação do design de todo o composto mercadológico do produto – em especial, mas não unicamente, joias, bijuterias, relógios e suas embalagens. O APL elevou essa atividade ao patamar de processo criativo, iniciado pela investigação estratégica de tendências de consumo e sua comunicação, através de eventos programados e publicações especializadas. A atividade comercial, obviamente, é fundamental a qualquer setor econômico e a ela se voltam muitas ações que podem ser agrupadas sob a denominação geral de acesso aos mercados interno e externo. Executadas ora em caráter oportunístico, com aproveitamento de um evento a que se ligam, ora em modalidade que se repete a intervalos regulares de tempo, tais ações são sempre cotejadas e decididas contra o pano de fundo da estratégia geral do APL. Em alguns desses eventos, a atividade comercial é ostensiva; em outros, reveste-se discretamente de roupagem de promoção institucional.

Ações de marketing setorial compõem o quinto eixo estratégico por onde evolui o APL. São ações empreendidas e ferramentas utilizadas em suporte, em última instância, à função comercial dos participantes. Aqui se compreendem atividades de assessoria de comunicação empresarial (desde 2008); o site hospedado no portal do Sistema AJORIO na web; e-mail marketing; informativos impressos e em meio eletrônico; presença nas redes sociais. O fomento à intersetorialidade, sexto eixo estratégico, é representado pelo incentivo à participação em iniciativas de característica multissetorial.

Finalmente, o gerenciamento estratégico e operacional do projeto constitui, ele próprio, um sétimo e último eixo tão relevante como os demais, pelo alcance de certas medidas aí contempladas. Citam-se, principalmente: o monitoramento do ambiente de negócios para o setor, no Brasil e no exterior, combinado com a “inteligência competitiva” que transforma dados em informações e leva ao estágio do conhecimento; a disseminação de informações relevantes ao setor; o sistema gerencial integrado, que permite respostas rápidas e capacita os gestores à melhor tomada de decisões; os planos anuais de trabalho; o acompanhamento semanal das ações; a operacionalização das ações planejadas; o controle financeiro e a prestação de contas às fontes financiadoras; etc.

Histórico de Convênios

O APL Joia Carioca foi lançado em dezembro de 2004 e opera desde 2005. Criado por um convênio entre o SEBRAE e a AJORIO, é mantido pela sucessiva renovação desse convênio ou pela celebração de novos, por vezes com ampliação de escopo. Uma primeira renovação ocorreu em 2007. Dois anos mais tarde, a versão de 2009 incorporou o segmento das bijuterias. Novos instrumentos foram assinados em 2010 (nº 0195/10), em 2011 (nº 0253/11) e 2013, quando o convênio 0034/13 estendeu a 31 de dezembro do mesmo ano e, posteriormente, a fevereiro de 2014 as disposições que regulam o Joia Carioca. Espera-se que os resultados futuros do APL encorajem a celebração de novos acordos que permitam a continuidade das ações.

Conquistas

A eficácia do modelo adotado pelo APL Joia Carioca é comprovada por conquistas concretas em favor de seus participantes. Dessas, as principais são as seguintes:

  • Alterações positivas no perfil das empresas participantes do APL, evidenciadas por fatores tais como:
  1. Incremento do faturamento anual médio das empresas;
  2. Crescimento do número de empresas que empregam técnicas modernas de gestão;
  3. Crescimento do porte médio das empresas, medido por número de empregados.
  • Representação político-institucional do setor fortalecida em âmbitos estadual e nacional: dirigentes de entidades de classe e executivos ligados ao APL têm assento em importantes órgãos de entidades públicas e privadas.
  • Governança setorial bem estabelecida. As partes signatárias dos convênios que dão vida e substância ao APL Joia Carioca são legítimos representantes das partes empresariais interessadas. De um lado, o SEBRAE RJ é o parceiro por excelência dos pequenos negócios no estado. Lembre-se o fato de que nessa categoria se enquadram 90% das empresas do setor joalheiro. De outro lado, o Sistema AJORIO - constituído pela Associação e quatro sindicatos patronais - é referência para os profissionais e as empresas do setor, no Rio de Janeiro. Os demais parceiros dão o devido arremate ao modelo de governança que prima pela transparência, equidade e participação de todos em busca do objetivo comum. São eles: o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS; a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio; a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN; o IBGM; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e o Instituto Nacional de Tecnologia – INT.


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