barra
  • News
  • Notícias
  • AJORIO realiza pesquisa sobre sustentabilidade no setor

Notícias

AJORIO realiza pesquisa sobre sustentabilidade no setor

Sustentabilidade é o termo utilizado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Nos últimos anos muito tem se falado sobre este assunto e, por este motivo, a AJORIO elaborou um levantamento entre seus associados e contribuintes a fim de diagnosticar a realidade do nosso setor nesse quesito.

A pesquisa apontou que 42,1% dos respondentes avalia ter até 50% de práticas sustentáveis em seus negócios. A origem da matéria-prima é a maior medida adotada pelos empresários quanto se trata de ser sustentável, a frente de reciclagem, descarte de resíduos, eficiência energética e uso eficiente da água.

Ecojoias CarolA Ecojoias Carol Barreto utiliza técnicas próprias e de ourivesaria para transformar resíduos recicláveis, como garrafas Pet, chapas de
radiografia,
latinhas de alumínio entre outros, em joias com design. A marca é integrante do coletivo É do Rio!, projeto AJORIO/ SEBRAE.

Apesar da preocupação das empresas em relação ao assunto, 94,7% dos participantes relatam que nunca foram questionados por seus clientes quanto às práticas sustentáveis adotadas pelas marcas. Isso mostra que as empresas já anteveem demandas futuras.

Pesquisas Relâmpago

Desde o ano passado, A AJORIO vem mapeando algumas práticas dentro do setor de joias e bijuterias do Rio de Janeiro.

Para levantar esses dados realiza pontualmente as chamadas Pesquisa Relâmpago: questionários com 3 ou 4 perguntas, em sua maioria múltipla escolha, focadas em determinado assunto.

Além de sustentabilidade, a AJORIO já abordou assuntos como o uso de joias masculinas, e-commerce, entre outros.

A participação dos empresários nessas pesquisas nos ajudam a mapear atividades estratégicas para o crescimento do setor, adequação e melhoria de certas práticas.

ImprimirEmail

Sistema AJORIO

sistem ajorio

Principais Parceiros

parceiros2013

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO