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Ajorio debate o futuro do setor joias e bijuterias

Com cerca de 160 inscritos, o Sistema AJORIO realizou no último dia 20 de outubro o IV Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, em parceria com o Sistema Firjan e apoio do Sebrae/RJ. Como o setor está se preparando para acompanhar as mudanças de comportamento da sociedade, as novas tecnologias e os novos desafios, foram os temas que permearam os debates realizados com a presença de empresários, designers, autoridades, e os mais diversos representantes do setor de joias do estado do Rio.

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 “A ideia é entender como o novo comportamento de consumo influencia nosso produto. O que nosso produto tem de ruim e de bom dentro desse novo cenário. A gente vê que hoje o consumo tem que ter mais significado, ser mais consciente e mais sustentável, e a gente tem o produto que se encaixa nisso, carrega emoção, está em todos os museus do mundo, contando a história do homem. Então o seminário foi uma oportunidade para refletir como reposicionamos o produto joia no consciente de consumo, como podemos utilizar as novas tecnologias, e quem vai fazer o nosso marketing”, avaliou a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro.

O vice-presidente da Firjan, Ricardo Maia, ressaltou que no atual momento é preciso parar para pensar que o “negócio em si” é tão ou mais importante do que a tecnologia empregada a ele. “Estamos na era da experiência, que se completa com Big Data. De nada adiante termos toda a tecnologia do mundo, se não soubermos emprega-la na hora certa, com o cliente, no olho no olho”, disse.

O Seminário também marcou o lançamento da landing page que passará a comercializar virtualmente os produtos de nove marcas do É Do Rio!, uma parceria da Ajorio com o Sebrae. “É fundamental hoje estarmos usando todos os meios de venda. E o e-commerce vai levar a marca É Do Rio! para outras regiões”, comentou a coordenadora de Moda do Sebrae, Fabiana Mello.

Merece destaque também a palestra da professora Clotilde Perez, da Casa Semio de São Paulo, sobre o Espírito do Tempo, que instigou o público presente ao fazer um passeio entre os conceitos de modernidade e pós-modernidade, para repensar como a sociedade consome e de que forma o setor de joias pode se apropriar das atuais formas de consumo, os signos do nosso cotidiano, e as oportunidades de melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Também da academia, as professoras Regina Machado e Cidda Siqueira falaram sobre a importância da formação profissional do designer de joias, hoje, que deve abranger não só o lado criativo, mas também trazer conhecimentos em negócios, principalmente empreendedorismo. 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

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