barra
  • News
  • Notícias
  • Educação, sustentabilidade e inovação: conheça os painéis que serão discutidos durante o IV Seminário do setor

Notícias

Educação, sustentabilidade e inovação: conheça os painéis que serão discutidos durante o IV Seminário do setor

cabecalho

Clique aqui para fazer sua inscrição!

Promovido pelo Sistema AJORIO, em parceria com o Sistema FIRJAN e o SEBRAE, o IV Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias receberá especialistas que vão debater grandes questões contemporâneas do ponto de vista do setor de joias e bijuterias.

O evento, que será realizado no dia 20 de outubro, na sede do Sistema Firjan, de 9h às 18h foi pautado em três grandes eixos de reflexão: educação, sustentabilidade e inovação. A mediação dos painéis será feita pelo jornalista Sidney Resende. As inscrições são gratuitas, clique aqui para se inscrever.

Palestra de abertura

A professora Clotilde Perez, da Casa Semio de São Paulo, fará uma palestra sobre O Espírito do Tempo. A sobrevalorização da estética, a ênfase no comportamento ético e engajado, a psicologização do mundo e a midiatização da identidade são alguns dos assuntos que ela irá abordar.

Educação

As oportunidades do mercado especializado, a necessidade de capacitação  e de qualificação na formação profissional darão o tom do debate sobre a formação educacional, que conta com a presença das renomadas professoras Regina Machado e Cidda Siqueira e pela especialista em Joias do Sistema Firjan, Eliana Andrello.

Para Regina, a formação profissional do designer de joias, hoje, deve abranger não só o lado criativo, mas também trazer conhecimentos em negócios, principalmente empreendedorismo. “Neste ponto, o Sebrae tem sido um grande apoio na educação deste profissional. É importante que ele conheça bem o mercado, porque não haverá parque industrial capaz de absorver toda a mão de obra, por isso, terá que aprender a gerenciar sua carreira”, disse.

Com onze anos de experiência como Coordenadora da pós-graduação em Design de Joias da PUC-Rio, Cidda Siqueira compartilha opinião semelhante. “O que eu entendo sobre uma formação mais completa é aquela que compreenda todo o universo da joia, com foco não apenas na indústria, mas também no varejo”, afirmou.

Veja mais detalhesINSTAEDUCACAO


Sustentabilidade

O segundo painel será conduzido pela coordenadora de Moda do Sebrae/RJ, Fabiana Mello, pela especialista em Meio Ambiente, Mariana Maia, e por Cícero Haddad, representante da empresa BKZ, fornecedora de máquinas e insumos para o setor de joias. Economia circular, logística reversa e ciclo de vida do produto serão os temas da mesa.

Mariana vai abordar aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), em vigor há sete anos. Um dos objetivos é fazer com que as empresas fiquem mais atentas ao fim da vida de produto. “Por seu alto valor agregado, a joia nunca será descartada. Cabe ao empresário oferecer formas para fazer com que ele retorne, seja reciclando ou trocando peças, e, assim, mantendo o cliente sempre próximo”, explicou.

Veja mais detalhesINSTASUSTENTA

Inovação

Fechando o seminário, um debate sobre o futuro. O coordenador de Design do Senai Cetiqt, Marco Aurélio Lobo Junior, o coordenador de Informática do Sistema Firjan, Rafael de Jesus, e o consultor do Sebrae/RJ e CEO da MG2 Soluções e Fabrika de E-commerce, Elias Junior, falarão sobre big data, internet das coisas e indústria 4.0, trazendo à tona a questão: como o setor de joias e bijuterias pode se preparar para esse futuro e se beneficiar dessas novas tecnologias?

Para Marco Aurélio, a visão 4.0 está totalmente de acordo com a realidade do setor. “Com o barateamento do custo, em breve todo mundo terá acesso a uma impressora 3D. Desta forma, o cliente poderá escolher sua peça pela internet, customizar e imprimir em casa. O diferencial estará no design”, afirmou. E para quem pensa que a ideia faz parte de um futuro ainda distante, Marco Aurélio irá apresentar a nova plataforma do Senai Cetiq, que permite a produção de uma roupa em apenas 15 minutos de forma totalmente customizada e digitalizada.

Já Elias irá apresentar a plataforma de comércio eletrônico É do Rio!, iniciativa da Ajorio em parceria com o Sebrae/RJ, que reúne nove lojas virtuais: Creative Brazil, Ni Romiti, Odara, Solo, Iddha, Dayrell, Lucia Perrone, Vyx Ipanema e Iriana Tortori. A landing page do projeto será lançada durante o seminário.

Veja mais detalhesinstainovacao

ImprimirEmail

Sistema AJORIO

sistem ajorio

Principais Parceiros

parceiros2013

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO