barra
  • News
  • Notícias
  • 3º painel IV Seminário - Inovação: Olhando à frente

Notícias

3º painel IV Seminário - Inovação: Olhando à frente

A Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio), com apoio do Sebrae/RJ e da Firjan, promove, no próximo dia 20 de outubro, o IV Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que irá mostrar como a tecnologia e a inovação irão moldar o futuro do setor. 

O assunto será debatido por especialistas na área que participarão de um painel. Segundo o coordenador de Informática do Sistema Firjan, Rafael de Jesus, o objetivo será permitir ao participante entender melhor a revolução digital e seus reflexos no setor de joalheiro. “Vamos apresentar casos práticos do uso de tecnologias nas empresas como big data, computação cognitiva, internet das coisas e indústria 4.0”, afirmou. 

Para o coordenador de Design do Senai Cetiqt, Marco Aurélio Lobo Junior, a visão 4.0 está totalmente de acordo com a realidade do setor. “Com o barateamento do custo, em breve todo mundo terá acesso a uma impressora 3D. Desta forma, o cliente poderá escolher sua peça pela internet, customizar e imprimir em casa. O diferencial estará no design”, afirmou. 

O painel terá a participação ainda do CEO da MG2 Soluções e Fabrika de E-commerce, Elias Junior, que irá apresentar a plataforma de comércio eletrônico É do Rio!, iniciativa da Ajorio em parceria com o Sebrae/RJ, que reúne nove lojas virtuais: Creative Brazil, Ni Romiti, Odara, Solo, Iddha, Dayrell, Lucia Perrone, Vyx Ipanema e Iriana Tortori. 

Laboratório de Joias

Recentemente, a Ajorio e a Firjan inauguraram o Laboratório de Joias, um centro de inovação e pesquisa voltado para pequenos produtores que oferece cursos de ourivesaria.  O espaço conta com equipamentos de última geração para produção de joias que, no Rio, só estavam disponíveis para grandes fabricantes.

No laboratório é possível realizar todo o processo de criação da joia, desde a modelagem até  a finalização do produto, passando pela prototipagem em impressão 3D, injeção à cera, cravação, fundição e acabamento. O investimento foi de R$ 4 milhões. O centro ocupa uma área de 250m² na unidade Maracanã do Senai e possui sete laboratórios com padrão internacional.

Entrevistas

Todas as fontes citadas estarão disponíveis para entrevistas.

Serviço:

Tecnologia e Inovação no setor de joias e bijuteria

Quando: 20 de outubro

Onde: Avenida Graça Aranha, 01, 13º andar – Centro – RJ 

Hora do painel: 16h

painel inovacao2

ImprimirEmail

Sistema AJORIO

sistem ajorio

Principais Parceiros

parceiros2013

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO