barra
  • News
  • Notícias
  • Empresários do setor de joias e bijuterias visitam a terra das opalas

Notícias

Empresários do setor de joias e bijuterias visitam a terra das opalas

Desde 2014 o Sistema AJORIO, junto com o Sistema FIRJAN, vem realizando periodicamente missões e caravanas sindicais e empresariais a diversos polos fornecedores e/ou produtores de insumos para o setor de joias e bijuterias pelo Brasil.


piaui1096

Entre os dias 17 a 21 de maio aconteceu a Caravana Nacional 2017, desta vez o destino escolhido foi Pedro II, no Piauí. A cidade possui a única reserva de opala nobre do país. A pedra reflete as cores do arco-íris, com um jogo de tons que variam de acordo com o ângulo pelo qual se olha. A incidência dessa gema só acontece também na Austrália.

Segundo Eliana Andrello, especialista de joias no Sistema FIRJAN, “essas missões têm por objetivo promover o encontro entre o empresário e o fornecedor da cadeia de forma única. Quando a negociação acontece em feiras de negócios, você tem muitas marcas, muitas empresas negociando. Já durante a Caravana os encontros são muito próximos. Os empresários veem todo o processo de exploração das gemas (a retirada da gema na mina, processos de lapidação), fazem suas rodadas de negócios e voltam de viagem com material muito promissor em termos de desenvolvimento de produto. ”

piaui1040 piaui0799  piaui0843 
 piaui1025 piaui0853 


Ações como essa são importantes também para estreitar laços entre o empresariado, as agências de fomento e entidades de classe, além de promover o fortalecimento das empresas cariocas e a ampliação de sua competitividade e produtividade.

Além da possibilidade de conhecer novas técnicas de trabalho e novos fornecedores, os empresários também participam de palestras e workshops.

No primeiro dia, o grupo visitou o Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais de Pedro II - CETAM, onde foram recebidos pelo diretor da Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II (AJOLP), Juscelino Souza. Na ocasião, os empresários cariocas fizeram contato com os empresários locais e puderam conhecer mais sobre as opalas.

piaui0996



À noite, a AJOLP  e a Cooperativa de Garimpeiros de Pedro II ofereceram um jantar para recepcionar o grupo. Estiveram presentes os principais empresários do setor joalheiro local e a Secretária de Turismo da cidade, Rejanete Campelo, que foi presenteada pela diretora executiva da AJORIO, Angela Andrade, com o guia É do Rio! Criadores e o livro Joia do Rio, para fazerem parte do acervo do CETAM.

piaui1051

No segundo dia, os empresários tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de garimpo da opala nas Minas da Roça. Eles aprenderam sobre a história da opala, das minas, os processos de extração e acompanharam o trabalho dos garimpeiros.

No terceiro dia, todo o grupo percorreu a cidade para conhecer o comércio local de opalas e fizeram negócios, conheceram novos fornecedores e acompanharam os processos de montagem de mosaicos das pedras, lapidação e polimento da opala.

A viagem foi muito elogiada pelos empresários que fizeram parte da Caravana. De acordo com Eduardo Vaks, da Lafry, “num momento de tantas angústias, surge essa viagem, com profundo conteúdo técnico e grande valor comercial. Adorei conhecer a todos, porque mais que tudo me diverti muito”.

piaui0916 piaui0967 piaui1043
piaui1009 piaui1016 piaui0798

Veja mais fotos da viagem clicando aqui.

 

ImprimirEmail

Sistema AJORIO

sistem ajorio

Principais Parceiros

parceiros2013

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO